Mediante o aumento de casos e óbitos na região, ocupação máxima de leitos de enfermaria e UTI destinados a covid-19, o município não possuir leitos de UTI no próprio Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e objetivando conter a disseminação do coronavírus na cidade, o prefeito de Itaporanga, Douglas Benini decretou nesta quarta-feira (17) o “Lockdown” de 19 a 30 de março no município.
Com essa decisão os supermercados e comércios similares, distribuidoras de água e gás, empresas de produtos agropecuários e veterinários ficaram com as portas fechadas trabalhando internamento e com atendimento somente “Delivery” (entrega a domicílio) das 8 às 17 horas nos dias 19/03 (sexta-feira), 20/03 (sábado), 26/03 (sexta-feira) e 27/03 (sábado). Nos próximos domingos (21 e 28/03) os estabelecimentos ficaram fechados e nos outros dias da semana podem funcionar seguindo a fase vermelha do Decreto Estadual. Também fica proibida a circulação de transporte público até o último dia do Lockdown (30/03).
Postos de combustíveis ficam autorizados a comercializarem gasolina, etanol e óleo diesel. Agências bancárias podem funcionar somente seus caixas eletrônicos e ficam expressamente proibido os atendimentos de convênio e recebimentos e pagamento de boletos.
Já as drogarias e farmácias ficam autorizadas a funcionar das 8 às 19 horas e o estabelecimento de plantão até às 22 horas.
Unidades de saúde, Farmácia Municipal, serviço de transporte de saúde e serviços de urgência e emergência estão liberados para funcionamento.
Já os outros estabelecimentos comerciais, escritórios, órgãos públicos, igrejas e templos, empresas de serviços, fábricas em geral estão expressamente proibidos de funcionar. Inclusive bares, restaurantes e similares não podem trabalhar nem no sistema delivery.
Mais informações na edição de sábado do jornal Sudoeste do Estado.