O prefeito de Timburi, Silvinho Polo participou de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, na última quarta-feira (21), com a presença dos prefeitos da UMMES, União dos Municípios da Média Sorocabana. Na ocasião, o prefeito solicitou uma nova ambulância do tipo VAN, para o atendimento de pacientes da Base do SAMU de Timburi. O pedido foi atendido pelo Ministro da Saúde, que anunciou a liberação do veículo para o município.
Silvinho Polo destacou a relevância deste serviço de emergência para a população de Timburi, que não conta com um pronto atendimento 24 horas e muitas vezes se faz necessário o transporte até os hospitais de referência na região, sendo em Bernardino de Campos e na Base de regulação em Santa Cruz do Rio Pardo. “O SAMU é um serviço essencial para salvar vidas e garantir um atendimento rápido e qualificado aos nossos munícipes. Essa nova ambulância vai reforçar a nossa frota e nos dar mais segurança e agilidade nos casos de urgência e emergência”, afirmou o prefeito.
O prefeito agradeceu o apoio do Ministério da Saúde por contemplar o município com este veículo moderno e equipado para os primeiros socorros. “Quero agradecer aos representantes do Ministério da Saúde pela sensibilidade e pelo compromisso com a nossa região. Essa conquista é fruto de uma articulação conjunta dos prefeitos da UMMES, que têm buscado recursos e parcerias para melhorar a saúde pública dos nossos municípios. Em breve, Timburi receberá o novo veículo para o atendimento do SAMU e poderá oferecer mais conforto e segurança aos nossos pacientes”, disse Silvinho Polo.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio do acolhimento dos pedidos de ajuda médica, através de ligações utilizando o número “192”. Essas ligações chegam a uma central denominada “Central de Regulação Médica das Urgências”, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Geral