O prefeito de Sarutaiá Isnar Freschi Soares participou na última sexta-feira (4) de uma Audiência Pública que discutiu a criação da Microrregião de Avaré. Na ocasião, estiveram presentes o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) e o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, secretário de turismo Vinicius Lummertz, a secretária desenvolvimento social Célia Parnes, além de deputados do estado de São Paulo, Edson Giriboni, Ricardo Madalena, Fernando Cury, Walter Vicioni, a deputada Damaris Moura e outros prefeitos da região da AMVAPA.
“O governo paulista tem promovido audiências públicas para debater a criação de novas regiões no Estado, o que vai reconfigurar o mapa atual. Estudo da Secretaria de Desenvolvimento Regional prevê a regionalização para São Paulo com ao menos 36 áreas divididas entre regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões. Esta iniciativa do governo facilitará o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança interfederativa”, informou o vice-governador Rodrigo Garcia.
Um dos objetivos do Projeto de Desenvolvimento Regional é constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado e também de reorganizar os municípios em regiões, que já estão conectadas, sem divisas e com muita interação. “Uma audiência histórica para região de Avaré, pois visa trazer o desenvolvimento, seja com a participação mais efetiva do estado com a criação de conselhos regionais; a descentralização do estado, um plano para o desenvolvimento regional e mais investimentos aos municípios, pois trataremos de temas voltadas as necessidades locais e regionais”, explicou Marco Vinholi.
“Aproveitamos a oportunidade com as lideranças do estado, para solicitar recursos para Sarutaiá na área da saúde; uma ambulância, ônibus para o transporte da educação e verba para a construção de um barracão multiuso. Ainda reiterei o pedido para que o município possa participar do Programa Rotas Rurais, para realizarmos as adequações na estrada rural que interliga Sarutaiá a Tejupá. Espero contar com o apoio do estado para estas demandas, pois são áreas que precisam de investimentos, para que possamos garantir segurança e qualidade de vida aos moradores”, finalizou o prefeito Isnar Freschi.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região