“Comunidade escolheu um líder, que pode até cometer excessos, mas jamais omissão”, frisa Filé
O prefeito, Luciano Filé, fez um importante apelo à população farturense durante entrevista, concedida nesta manhã de segunda-feira, 12 de abril, à Rádio Nova Voz FM, de Fartura, quanto a evitar a contaminação pela Covid-19. Ao terminar sua fala, emocionado, afirmou: “estou trabalhando para salvar vidas”. O prefeito respondeu a questionamentos dos moradores e foi enfático ao citar que: “a comunidade escolheu um líder que, em determinados momentos, pode até cometer excessos, mas jamais omissão”.
Filé se referia às novas regras do Decreto de número 3.964, de 09 de abril de 2021, com mais restrições quanto ao funcionamento do comércio. Dentro das novas regras, os supermercados poderão trabalhar somente no sistema delivery, para evitar que os moradores continuem circulando pelas ruas e que isso aumente a contaminação pelo Coronavírus.
O prefeito contou que esteve na Santa Casa de Misericórdia no domingo, 11 de abril, e que a situação no local, é crítica. “Foi difícil ver moradores desesperados para respirar e a ‘correria’ dos profissionais de Saúde para atender a todos”, frisou.
“O pedido da Coordenadoria de Saúde, era de Lockdown, porém, restringimos os atendimentos para não parar tudo; ouvimos todos os lados”, cita. O chefe administrativo afirmou, durante a entrevista, que Fartura vive o pior momento da pandemia, com várias mortes nos últimos dias e que o fechamento integral da cidade não está descartado. “Até a próxima quarta-feira, decidiremos. Se os números das contaminações e óbitos não melhorarem, agiremos com mais rigor”, afirma.
Segundo ele, desde a manhã desta segunda-feira, existem 30 fiscais pelas ruas. Os voluntários entregam máscaras a quem não estiver usando, orientam e cadastram os nomes. Se houver reincidência e os mesmos moradores não estiverem com máscara, serão multados. Filé destacou: “não estou preocupado com popularidade, porque ela oscila. Estou preocupado com a minha credibilidade”. A Prefeitura trabalha também com orientação aos moradores através de carros de som na rua, visando conscientizar a população a ficar em casa.
Luciano agradeceu aos que estão ajudando e anunciou que Fartura receberá um concentrador de oxigênio, intermediado pela vereadora Nathalia Geraldo, através de pedido junto à deputada Damaris Moura. Além disso, Filé divulgou que estará, nesta terça-feira, 13 de abril, em São Paulo, reunido no Palácio dos Bandeirantes, onde tratará sobre a pandemia da Covid-19 em Fartura.
Existe, ainda, a possibilidade de abertura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Avaré. Com isso, serão abertas 25 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 50 enfermarias, que atenderão toda a região Sudoeste.
O chefe do Poder Executivo anunciou que a Prefeitura recebeu a doação de 10 mil máscaras, de um empresário chamado Leandro. “O material será distribuído nas barreiras sanitárias, montadas nas três principais entradas da cidade”, conta. Também citou o Programa “CZero”, que mapeará os infectados pela Covid-19 no município e é tido como inovador em toda a região. O programa foi criado pelo vereador Filipe Dognani. “Desta forma, diversas ações poderão ser formuladas para evitar a disseminação do vírus e novas cepas”, esclarece Filé.
Sobre o funcionamento das confecções, o prefeito falou que terão que parar nos próximos dias devido à falta de cortes e que aguardam decisão do Governo Federal, para poderem afastar os trabalhadores, como feito ano passado. “Precisamos tirar o povo da rua”, cita. Também explicou sobre o auxílio emergencial de aluguel, direcionado aos microempreendedores individuais, que contemplará cada um com pagamento de 50% do imóvel locado, por três meses.
O prefeito agradeceu a todas as mensagens positivas que está recebendo e reforçou: “hoje a população tem líder e espero, ao lado de toda equipe, daqui 15 dias, dar a notícia que vencemos este momento, que diminuímos o número de contaminados e de mortes. Aos poucos, com a vacinação, retomaremos à vida normal”. “Faço um apelo. Essa não é uma luta isolada, é de todos. Estamos batalhando para salvar vidas e precisamos do apoio de todos vocês”, concluiu.