O prefeito de Fartura, Luciano Filé, encerrou agenda intensa de três dias em São Paulo, com mais uma boa notícia para a população. Trata-se da assinatura oficial do convênio para a construção da “Casa da Juventude”.
O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, junto ao secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e ao subsecretário de estado da Juventude, Luiz de Oliveira. “Agradeço a ambos pela parceria com o município de Fartura”, salienta Filé. O prefeito contou que, na mesma data, representantes de apenas oito municípios de todo o estado assinaram o documento visando a instalação.
De acordo com o chefe do Executivo, a proposta é que a “Casa da Juventude” seja um espaço de apoio aos jovens, no início de sua vida profissional. O ambiente multiuso atenderá moradores e moradoras com idades entre 16 e 32 anos e proporcionará ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, além de área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios para o público juvenil.
A construção está avaliada em R$ 740 mil e será erguida na Rua Santa Luzia, na entrada do bairro Vila Nossa Senhora de Fátima. Para agilizar o processo de implantação, o governo decidiu que ficará sob responsabilidade do município o certame licitatório.
“A bandeira é a qualificação profissional e a geração de emprego”, destaca Filé. Esses são os dois principais pilares da economia criativa, que dizem respeito a cursos, como programação de drones, e de qualificação profissional de projetos como o Novotec, com foco no primeiro emprego. A ideia é que a sede abrigue outros projetos, como a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
“Estou muito satisfeito em ver essa grande conquista, oficialmente, saindo do papel e tomando forma! Logo a Casa da Juventude será uma realidade!”, concluiu.