Eleitores destacam porque votam em Bolsonaro ou Lula
Neste domingo (30), acontece o segundo turno da eleição para escolher o presidente do Brasil. E a equipe do jornal Sudoeste do Estado fez uma entrevista com populares da região para saber com eles os motivos que os levam a reeleger Jair Messias Bolsonaro (PL) ou eleger o ex-presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva. Confira nesta edição os argumentos dos eleitores.
O presidente da Associação Comercial de Avaré, Cassio Jamil explica que: “Voto em Bolsonaro porque ele está fazendo um governo excepcional, se não tivesse a pandemia o Brasil hoje estaria numa situação invejável. E é o que está se saindo melhor no mundo no pós-pandemia, é só ver os indicadores econômicos, desemprego em baixa, PIB crescendo, inflação em queda, gasolina uma das mais baratas do mundo, uma equipe de primeira linha, isso tudo pode ser visto pelo resultado das eleições. Quase todos os seus ministros que se candidataram e foram eleitos com uma votação expressiva, enquanto do outro candidato se não estão presos foram todos condenados. Só por isso”.
O empresário taquaritubense, Rafael Chamorro explica que: “Voto Bolsonaro, pois é uma pessoa que está sendo perseguida desde o primeiro dia de seu mandato, praticamente quatro anos, não encontraram nada de corrupção, nada de malversação do dinheiro público e com tudo tem enfrentado pandemias, guerras, entre outros fatores em nosso país. Desempenhou um papel digno em nosso país, sem corrupção, investimento no crescimento do país. Entendo como inconcebível o concorrente está sendo um ex-presidiário retirado de dentro da prisão para concorrer a uma vaga e correndo sério risco de ser eleito. Temos que realmente esmorecer e reforçar o voto em cima do Bolsonaro, porque o risco de termos de volta ao governo um ex-presidiário que ao invés de ter pessoas na gestão capacitadas, foram todos também pessoas que foram presas”.
O empresário e ex-presidente da Câmara de Avaré, Toninho da Lorsa diz que: No dia 30 de outubro votarei no Bolsonaro, confesso que no primeiro turno não votei, mas que neste momento não só voto como apoio e procuro conquistar votos de quem está indeciso. Apesar de não concordar com muita coisa que ele diz e muitas vezes da forma impulsiva como age, simpatizo muito mais com a ideologia política do grupo dele, com uma política econômica mais liberal com um estado mais leve, sem contar que tivemos uma pandemia o que sem dúvida dificultou o desempenho do seu governo e sendo assim apesar de eu ser contra a reeleição neste momento acho justo, pois foram extraídos mais de dois anos do mandato em decorrência da pandemia. Temos de um outro lado um candidato que simboliza a corrupção e como o seu próprio vice alertou, votar no Lula seria colocar o bandido de volta à cena do crime. Eleger o Lula seria dizer para as próximas gerações que o crime compensa e na minha breve vida política sempre lutei por respeito ao dinheiro público, não posso ir contra os meus ideais”.
O ex-presidente da Câmara de Avaré e dentista, Denilson Ziroldo frisa que: “Voto em Bolsonaro porque ele sabe que discutir aborto, eutanásia, liberação das drogas e tantos outros temas polêmicos é um absurdo num país deixado em frangalhos por 13 anos de Ditadura Petista. Voto em Bolsonaro porque ele sabe que quem deve (ou deveria) mandar no Brasil é a Justiça e não a ONU, a Otan”.
A farturense nail designer e maquiadora, Valéria Rosa ressalta que: “Sou mãe solteira, cristã e apoiadora do Bolsonaro. Além de dividirmos alguns princípios e valores também sou defensora da família, afinal, ser mãe solteira não é fácil. Também sou contrária a liberação das drogas, sei qual a porta de entrada para esse caminho e seu final na maioria das vezes é o pior. Me sinto representada por Bolsonaro, pois nesses quatro anos acompanhei o que foi feito por nós mulheres, reestruturação do Auxílio Brasil, pensão vitalícia para mães com filhos portadores de hidrocefalia, entregou títulos de terras para assentados e em sua maioria eram mulheres”.
A farturense e servidora pública Hortencia Ap. da S. Miranda diz que: “Voto no Bolsonaro, pois cansei de ver escândalos de corrupção de todos os lados na mídia e ver nosso dinheiro indo para ralo. Voto no Bolsonaro porque ele defende aquilo que eu levo como princípio a família, liberdade (seja de expressão, financeiro, etc) e Deus. E ele vai contra o aborto e legalização de drogas, muitos dizem que não, eu não quero pagar para ver, e não é de hoje que eu como mulher e cristã defendo a vida, sou totalmente contra o aborto. E penso que ele só conseguiu trabalhar dois anos, tentando arrumar a casa, ele precisa de mais uma chance, pois a pandemia atrapalhou o mundo todo. Eu voto nele por isso e muito mais”.
O contador aposentado de Fartura, Erivelto Luiz Bueno Mendes destaca que: Apoio Bolsonaro porque é a pessoa mais indicada, mais preparada. Lula já teve a vez dele, ficou 8 anos, passou para Dilma, está ultrapassado e aprontou, fez tanta bobagem, arrumou dinheiro para outros países que poderia ter investido no Brasil. Quantos hospitais ele podia ter construído no nosso país se não tivesse emprestado dinheiro para fazer asfalto, usinas, na Venezuela, Colômbia e tantos outros países de esquerda, ele deveria ter usado nosso dinheiro aqui. A transposição do São Francisco por que não terminou? Porque tinha interesse em aditar e não concluir. Já o Bolsonaro é o cara mais preparado e outra Lula, por que ninguém fala de ‘ficha limpa’? Porque ele é ex-condenado. Veja linha de conduta do Bolsonaro, família, religião, tem o que seguir. O Lula até em demônio fala em vídeo, não tem cabimento. Eu apoio o mais preparado, o que tem mais condição. Sou Bolsonaro, votei no primeiro e voto no segundo”.