Que a Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro, entre Fartura e Carlópolis-PR, está deteriorada, isso dá pra ver a olho nu e já faz bastante tempo. Desde antes do inusitado acidente de 2012 da foto do caminhão pendurado, imagem impressionante que rodou o mundo, não há registro de melhorias necessárias para deixar a ponte, que divide os estados de São Paulo e Paraná, mais segura para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Na semana passada, o fotógrafo paranaense Marcelo Rossi publicou fotos de trechos da proteção da ponte destruídos e partes do piso e passarela danificados, como também equipamentos utilizados para isolar os locais em mau estado. Vale destacar que a semelhança das fotos não fica somente pelo local, mas que todos os danos registrados foram causados por acidente.
A reportagem do jornal Sudoeste do Estado esteve na ponte e confirmou que em dois locais necessitam de reconstrução da mureta de proteção, um próximo a cabeceira do lado paulista e outro próximo ao lado paranaense. Também é perceptível a necessidade de recapeamento ou uma operação tapa-buracos, como também há um problema de desnivelamento entre as placas que formam a pista (tabuleiro), em cima dos pilares que sustentam a ponte.
Quem fica sobre a ponte, percebe que no momento que caminhões trafegam no local chega a estremecer, devido as ondulações na pista.
Vale destacar que no início de 2021, quando a represa chegou a ficar com um dos níveis d’água mais baixo de sua história, representantes do Departamento de Estradas e Rodagens - DER (órgão responsável do Governo de SP) vistoriaram os pilares da ponte, pois haviam marcas de deterioração. Entretanto, após inspeção, os profissionais relataram que não havia riscos da estrutura da ponte desabar.
ACIDENTES
O jornal buscou nos arquivos e encontrou quatro acidentes relevantes nos últimos anos. Diferente de 2012 quando o caminhoneiro ficou suspenso dentro do veículo e foi resgatado com vida, em janeiro de 2021 um caminhão carregado com areia arrebentou a mureta de proteção e caiu nas águas da represa, provocando a morte do motorista que ficou preso na cabine.
Os outros dois incidentes ocorreram em maio de 2020 e em junho do ano passado (2022), porém não houve vítimas. Em um dos casos houve danos na proteção da ponte. Nesses acidentes, os motoristas alegaram ter perdido o controle da direção quando trafegavam pela ponte.
VISTORIA
Na semana passada, a Prefeitura de Fartura realizou uma vistoria na ponte interestadual e enviou a órgãos do DER. Também foi emitido uma cópia para Ministério Público.
“Há meses ocorreu acidente que danificou os pilaretes de proteção da ponte e a calçada. Além disso, a ponte apresenta alguns buracos. O local em que estão danificados os pilaretes e a calçada apresenta sinalização de alerta, porém a mesma está precária. Vale salientar que o DER executou melhorias algum tempo atrás como pintura destes pilaretes. Portanto, devido ao eminente risco de acidentes com vítima fatal, solicita-se os reparos nos pilaretes, na calçada e nos buracos com urgência. Vale salientar que os reparos solicitados estão dentro do Estado de São Paulo”, consta no documento enviado.
O jornal também entrou em contato com o prefeito de Carlópolis-PR, Hiroshi Kubo, porém não houve retorno até o fechamento da edição.
Inaugurada em 1969, a ponte interestadual tem 1,5 km de comprimento e na parte mais alta chega até 53 metros até o solo. Ela fica sobre a Represa Chavantes, onde antes do local ser represado, era o leito do Rio Itararé.
Ponto turístico muito visitado devido à vista deslumbrante da represa e também durante o pôr do sol, muitos internautas também estão publicando os problemas estruturais da ponte, que é uma das maiores do estado e fica entre as 20 maiores do país
- Fartura
- Geral