Programas “Vizinhança Solidária Rural” e “Campo Seguro” aproximam proprietários e Patrulha Rural
Uma parceria bem-sucedida entre a Polícia Militar, representada pela Patrulha Rural, Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Sindicato Rural de Avaré e Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) vem garantindo a segurança na zona rural de Avaré.
Em julho de 2017, a Patrulha Rural e a Secretaria Municipal da Agricultura criaram os projetos “Campo Seguro” e “Vizinhança Solidária Rural”. A proposta engloba proprietários, colaboradores, moradores e frequentadores das áreas rurais do município.
Um dos resultados da parceria é a criação do CEP Rural. A identificação das propriedades diminui o tempo de resposta durante o atendimento de ocorrências.
Além disso, foram criados grupos de WhatsApp em que proprietários e responsáveis pelos imóveis rurais trocam informações diretamente com os policiais e demais integrantes sobre assuntos pertinentes à segurança pública.
Embora seja bastante útil, a ferramenta não substitui o telefone emergencial da Polícia Militar (190), ressalta a corporação.
OCORRÊNCIAS SOLUCIONADAS
Duas ocorrências recentes que tiveram desfecho positivo tiveram a participação direta de membros do grupo de WhatsApp, provando que a “interação entre Polícia Militar e comunidade rural tende a dar certo, aumentando a segurança e a paz no campo”, ressalta a Patrulha Rural.
COMO PARTICIPAR
Moradores da zona rural interessados em participar dos projetos devem procurar a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que fica no Centro Administrativo. O endereço é Rua Rio Grande do Sul, nº 1810. O telefone é o (14) 3711-2578.
Outra opção é entrar em contato diretamente com a Patrulha Rural. O endereço é Rua Maneco Dionísio, n° 318, Vila Timóteo.