Estrutura funcionava no quintal de uma casa em Ourinhos (SP), com caldeiras e botijões adaptados para derreter fios e cabos. Dono do imóvel foi preso em flagrante por receptação qualificada, crimes ambientais e contra a ordem econômica.
A Polícia Civil fechou uma fundição clandestina com mais de 300 quilos de cobre e fios furtados em Ourinhos (SP) nesta terça-feira (2).
A ação aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma casa no Jardim Santos Dumont.
No quintal do imóvel, os policiais encontraram uma estrutura usada para o derretimento do cobre, com caldeiras, botijões de gás adaptados, formas metálicas e outros equipamentos.
Também foram localizados cabos telefônicos e mais de 300 quilos de cobre e fios furtados, reconhecidos por representantes da empresa responsável pela rede.
Além do crime de receptação, o local operava sem qualquer condição de segurança, com queima de cabos ao ar livre, gerando fumaça tóxica e risco para moradores vizinhos.
O dono da casa foi preso em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, poluição ambiental, funcionamento irregular de estabelecimento potencialmente poluidor e crime contra a ordem econômica.
Aumento dos furtos e roubos de fios e cabos - Um levantamento feito pela reportagem da TV TEM mostra um aumento no casos de furtos de fios e cabos na região. Até setembro de 2025, Bauru registrou 734 boletins de ocorrência de furto e roubo de fios, um número 43,92% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela reportagem mostram uma série de furtos de fios e cabos em Bauru (SP).
As gravações, feitas entre 2024 e 2025, mostram a atuação de criminosos em diferentes pontos da cidade.
Por g1 Bauru e Marília