A pedagogia crescerá e cresce com o futuro, como mudou com o surgimento da pandemia do COVID-19 e vem se movendo em meio à pandemia. Retrataremos a respeito da pedagogia para o futuro e como isso ira ajudar nossos futuros alunos. Já é observado por meio de estudos as crianças que estão no ensino inicial sofreram com os bruscos rompimentos da rotina dentro das escolas. Isso mostra o atraso na aprendizagem que muitos professores tentam por meio das mais variadas didáticas converter. É a Pedagogia vai acompanhar a evolução da tecnologia, aperfeiçoar o ensino a distância e ajudar os alunos a se capacitar para os novos desafios da sociedade.
No campo de atuação do pedagogo ele pode atuar em escolas e em diversos setores. Sua formação está embasada na inclusão em diversos aspectos, e também na sustentabilidade e incorporação de novas tecnologias, que o tornam, mais que um educador, um profissional apto a lidar com as diferenças.
Com o surgimento da pandemia devido ao COVID-19, a pedagogia teve que tomar novos passos e se reinventar usando a tecnologia para que assim conseguisse repassar os conhecimentos e ensinos as crianças de nosso país e no mundo. A aula remota é uma das formas que os professores encontraram para amenizar a perca das aulas. Porém, existem outros meios que são e estão sendo utilizados para a aprendizagem dos alunos.
Não podemos negar também que para os mais novos, o celular tem sido uma forma de aproximar a aprendizagem do aluno, assim como os chamados learnig books e outros utensílios. Mas o que tudo isso tem a ver com o futuro? Bom, a internet não nos deixa negar que já utilizamos para tudo e a pedagogia pretende estar lado a lado com a tecnologia.
Os cursos no formado EAD (Ensino à Distância) também é a nova forma de ensino que tende a crescer. E esse é mais um recurso que pode auxiliar os rumos da aprendizagem, tanto em escolas públicas quanto particulares.
Outro fator que pode ser mencionado para o futuro não tão distante é a chamada gameficação, que consiste em criação de jogos voltados para disciplinas escolares. É a forma de alcançar o aluno e dinamizar as aulas. Níveis, desafios e pontuações estimulam quem está participando, ajudando inclusive no aprendizado autônomo característico dos cursos a distancia. O processo desta aprendizagem é conquistar a atenção e o engajamento dos alunos com o conteúdo e, nesse sentido, usar jogos é uma tendência que vai se fortalecer nos próximos anos, seja no ambiente escolar, seja em plataformas de ensino online.
Com os anos separamos algumas gerações, ficando assim Geração Z nome dado às pessoas que nasceram dos anos 1992 até o início dos anos 2010, depois do surgimento da internet, e que desde pequenas já está familiarizada com as possibilidades da era tecnológica.
Essa geração compreende o funcionamento das ferramentas, utilizando-as diariamente nas suas atividades. Uma das consequências disso é se sentir facilmente entediada quando está conectada. Além disso, a Geração Z, também tem como características a ansiedade extrema, responsabilidade social, desapego das fronteiras geográficas, menos relações sociais e a necessidade de expor a sua opinião.
Uma aula diferente para esta geração entre muitas pessoas, e que ja posse ser utilizada e a realidade virtual. Com a utilização de uns óculos virtual podem se administrar aulas com grande ensinamento, permitindo a interação, possibilidades de aprendizagem diferenciadas e adaptação do ensino considerando as necessidades individuais dos estudantes. Com os recursos digitais, os alunos que possuem alguma dificuldade de acompanhar o aprendizado poderão sentir mais confiança.
A realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo é o de recriar ao máximo a sensação de realidade. Geralmente, a ideia de realidade virtual está mais conectada à visão, mas ela pode contemplar todos os nossos sentidos (além da visão, paladar, tato, olfato e audição) em um ambiente virtual. Ela pode ser explorar de várias formas. Os óculos de realidade virtual (VR) funcionam de uma maneira simples: basta baixar, pelo celular, as fotos ou os vídeos em 360º graus (que são imagens tiradas em sequência e agrupadas), permitindo a visão virtual. Depois, é só colocar o aparelho dentro dos óculos e vivenciar esse momento.)
Com a realidade virtual abrimos um leque enorme, tanto para a geraçao Z quanto para educação especial permitindo a possibilidade para os alunos com necessidades especiais, já que estimula a imaginação e permite sensações, fomentando vivências.
Os alunos dessa geração tendem a ter dificuldades para se concentrar em uma aula tradicional, por isso é importante que as instituições aceitem as ferramentas tecnológicas e as inclua em suas aulas. Se bem utilizadas, elas podem estimular o interesse dos estudantes e facilitar o aprendizado.
Sendo assim, a educação do futuro é de suma importância para a Geração Z. Isso porque, além de introduzir a tecnologia no ensino, ela também personaliza a aprendizagem, levando em consideração as características de cada aluno, o que dentre outras coisas, ajuda a formar cidadãos mais conscientes, empáticos e que usam as suas habilidades pessoais a seu favor.
Contudo, é importante ressaltar que os educadores devem avaliar sistematicamente o uso da tecnologia, já que ela deve ser um meio para ampliar conteúdo tratado e não um fim em si.
Portando, a pedagogia mostra que pode ser capaz de utilizar novos meios, dentro da tecnologia educacional. Assim visando que computadores e celulares sejam uma ferramenta de ensino ao futuro que nos aguarda. Precisaremos de muitas mudanças, mas que já vem se formando. Desse modo serão possíveis novas identidades no âmbito educacional, uma vez que todo o contexto atual da pandemia da Covid-19 forçou. De um lado o professor profissionalizado com a utilização desse método tecnológico e por sua vez o aluno também familiarizado com uso dessas novas tecnologias.
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