O olhar para Pedagogia como uma ciência de importância socioeconômica e cultural para sociedade na contemporaneidade é algo muito desvalorizado, ao olhar do senso comum é simplesmente entrar em sala e passar conteúdo. No entanto, a pedagogia vai além do ato de ensinar, a docência é desenvolver inúmeras habilidades e competências.
A Pedagogia é essencialmente uma ciência humana, voltada ao indivíduo, que visa desenvolver o ser aprendente integralmente, entretanto para isso são necessários diversos estudos empíricos e constantes averiguações. Inicialmente a ciência pedagógica focava no desenvolvimento de métodos que facilitassem o processo ensino-aprendizagem. Foram desenvolvidas inúmeras metodologias como por exemplo o método Montessori que visava o máximo de autonomia dos alunos no processo de aprendizagem, explorando a educação pelos sentidos e movimentos; ou o construtivista de Piaget, que diz que o discente constrói o seu próprio conhecimento, tendo o aluno como foco principal do ensino e o professor como mediador do processo. Essas teorias foram desenvolvidas por pesquisadores que visaram o processo de ensino-aprendizagem.
Na atualidade a ciência pedagógica tem olhado para o aluno como um ser social, autônomo e crítico. Para que esse objetivo de construção do indivíduo seja alcançado, faz-se necessário constantes pesquisas científicas compiladas em grandes arcabouços teóricos. Todo este conteúdo produzido e testado empiricamente, apresenta para os educadores métodos de extrema importância para que o desenvolvimento cognitivo ocorra de maneira significativa nos discentes.
O conhecimento científico-pedagógico nos possibilitou por exemplo saber que é necessário a consciência fonológica para que criança consiga ser alfabetizada, para que ela consiga realizar o processo de codificação e de decodificação. O olhar científico é de extrema importância, sendo visado até mesmo pelo MEC, que disponibilizou aos professores o curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência) que mostra quais são as partes do cérebro que são ativadas a partir de determinado estímulo.
O indivíduo desenvolvido socialmente tem a capacidade de se expressar publicamente, trabalhar em grupo, desenvolver projetos sociais, interagir com o outro. Para que isso ocorra é necessária uma Pedagogia que desenvolve o indivíduo em sua primeira formação cognitiva, sendo necessário para isso objetivos de ensino pré-estabelecidos.
Quando o professor realiza uma atividade em sala de aula, primeiramente ele recorre ao documento norteador da educação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece objetivos, competências e habilidades que as crianças e adolescentes do ensino básico devem desenvolver. Realizada esta primeira consulta prévia, o educador cria e implemente um plano de aula no qual seja sistematizado as formas para atingir tais objetivos, sempre pautado em uma atitude crítico-reflexiva a luz dos conhecimentos científicos.
A Ciência e a Pedagogia são inseparáveis, pois se não fossem pelas pesquisas científicas poderíamos por exemplo manter o errôneo conceito da década de 1970, que postulava que leitura e escrita são processos naturais semelhante a fala, e para que ocorressem a aprendizagem de tais, bastava ser continuamente exposto a textos que aprenderiam automaticamente.
A premissa pedagógica citada sucumbiu após uma sequência de estudos e pesquisas realizadas por pedagogos, psicólogos e geneticistas ao descobrirem que, a fala é um processo natural pois possui um sequenciamento genético, diferentemente da leitura e escrita que não são processos naturais do ser humano. Sendo assim, não bastaria ao educando estar exposto a textos para que aprendessem essas capacidades, mas sim a necessidade da elaboração de um processo pedagógico de ensino-aprendizagem complexo e sistematizado, para que o aprendente desenvolva as habilidades de codificação e decodificação.
Dessa maneira, para a efetivação do processo de alfabetização e letramento de uma criança é necessário que Pedagogia e Ciência andem juntas sempre, para que haja melhorias nas formas/métodos de ensinar. Os avanços na ciência-pedagógica têm possibilitado aos docentes saber como agir no ambiente escolar, preparando o indivíduo para a vida em sociedade sendo dotado do pleno domínio da leitura, escrita, linguagem oral e competências socioemocionais.
Nós, alunos e professores das Faculdades Integradas de Taguaí (FIT), comungamos da máxima apresentado pelo educador Paulo Freire “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Nesse entendimento do papel essencial da educação na transformação social, estamos todos os dias alunos e professores na dança da construção e desconstrução do saber científico, no mais nobre esforço ético e intelectual para a transformação social. Sem dúvidas, a FIT apresenta-se como uma um elo fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da nossa região!
Autores
Vitória Aparecida Alves Gomes da Silva
Rogério Gomes dos Santos