Conhecida como “Educação Socioemocional” ou “Projeto de Vida”, Adriana Ribeiro dispõe um conteúdo completo até com mentoria
Pedagoga e proprietária do Colégio Pequeno Einstein em Taguaí, Adriana Ribeiro, 36 anos, lançou neste mês um curso on-line denominado “Socioemocional - da teoria a avaliação”, no qual ensina na prática ao profissional de educação a desenvolver as competências socioemocionais na sala de aula.
Adriana conta que desde 2020 a “Educação Socioemocional” já consta como nova disciplina perante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém poucas escolas introduziram o conteúdo, também conhecido como aula de “Projeto de Vida”.
“É um curso para todos os professores na verdade, porque o socioemocional deve estar em todas as disciplinas. São cinco módulos com vídeo aulas e e-book complementam as aulas. Primeiro trabalho com o professor, papel dele em sala de aula, de uma forma bem didática apresento a teoria e depois como elaborar plano de aula, sugestões de aulas e como avaliar. Para quem adquiri o curso também ofereço uma mentoria para tirar dúvidas”, destaca Adriana.
Pós-graduada em “Competências Socioemocionais -Teorias e Práticas na Educação” e também “Moderna Educação - Foco no Aluno”, ela explica o que é esse conjunto de habilidades desenvolvidas para lidar com as emoções do dia a dia.
“Vamos imaginar que tem duas pessoas concorrendo a uma vaga de trabalho. Se formaram na mesma faculdade, mesma sala. Se formos comparar em nível técnico, são iguais. O que irá diferenciar eles serão as competências socioemocional. Capacidade de trabalhar em equipe, saber ouvir, ter entusiasmo, ser organizada, ter compromisso. Inteligência Emocional é a nossa capacidade de gerenciar as emoções, é desenvolver o autoconhecimento e tomar atitudes responsáveis. Imaginava que a pessoa já nascia com essas características, mas foi descoberto que podemos ensinar a todos e é mais inteligente desenvolver essas competências na escola”, ressaltou a pedagoga.
Adriana estudou oito anos a Educação Socioemocional e começou a ser procurada por coordenadores de escolas para ajuda-los a implantar essa nova disciplina. Ela revelou o motivo de buscar conhecimento na área. “Eu tinha um aluno com um comportamento muito difícil. Aquele que colocava o pé para você cair, prensava o cabelo da amiga da frente na carteira para quando ela levantar puxar o cabelo, balança carteira no colega comportamentos assim. Sempre conversávamos com ele, mas não surtia efeito. Eu queria encontrar uma solução. Até que eu fui a um congresso e tinha uma oficina socioemocional. Entrei por curiosidade. E vi que era exatamente o que estava procurando. A partir dai não parei mais de estudar. Tenho pós-graduação nessa área e pós-graduação na moderna educação com foco no aluno que também contempla essa formação do caráter”, disse.
Além das pós-graduações, a pedagoga é formada ainda em Relações Públicas e desde 2013 fundou o Colégio Pequeno Einstein em Taguaí.
Para adquirir o curso on-line “Socioemocional - da teoria a avaliação”, os interessados devem entrar no site www.dinamicadamente.com.br ou pelo instagram @dinamicadamente_ie.