O hábito de fumar contribui para o desenvolvimento de diversas doenças bucais. Além disso, está relacionado a outros problemas. Como mau hálito e interferência na cicatrização e reparo.
Fumar produtos com tabaco é capaz de piorar o quadro das doenças periodontais (doenças da gengiva e do osso alveolar que circunda o dente). Esses indivíduos são até seis vezes mais propensos de sofrer com os quadros avançados da doença comparados aos não fumantes. A quantidade também está diretamente relacionada, sabe-se que quanto maior é a quantidade, mais propenso a ter grandes perdas e consequentemente, amolecimento dos dentes.
Também é importante ressaltar que o tabagismo contribui significativamente para o risco de desenvolver câncer bucal. O tabaco usado em cigarros, charutos ou cachimbos pode causar câncer em qualquer lugar da boca ou em parte da garganta, logo atrás da boca. Também pode causar câncer na laringe, pulmões, esôfago, rins, bexiga e em vários outros órgãos. Fumar cachimbo também pode causar câncer na área dos lábios que entra em contato com a haste do cachimbo.
Nos processos cirúrgicos é orientado aos pacientes não fumar durante o processo de reparo, uma vez que suas substâncias são capazes de diminuir a vascularização e o aporte sanguíneo, assim como a temperatura prejudicará a capacidade de defesa e reparação do indivíduo. Não seguir as recomendações implica em risco aumentado de necrose e infecções pós-operatórias.
O hálito do tabagista também é marcante. O fumo é um fator externo intimamente associado ao mau hálito. Outra queixa frequente são as pigmentações e o escurecimento dentário, que causam desconforto estético aos pacientes.
Faça uma lista de todas as coisas que impulsionam seu desejo e tente imaginar uma forma de conter cada um deles. Ter um plano ajuda a permanecer forte quando o desejo vier.
Deixar de fumar é um processo. A busca por um estilo de vida mais saudável é de grande ajuda para deixar o hábito. Procure atividades saudáveis que ajudem a deixar de pensar em fumar. Os benefícios dessas atividades será de grande valia para abandonar o antigo hábito.
- Fartura
- Colunas