O Jubileu dos 500 anos dos Padres Teatinos, na Itália, foi marcado por eventos profundamente fraternos e espirituais, com destaque para celebrações religiosas, concertos e peças teatrais que celebraram a vida de São Caetano. Profissões religiosas de novos membros da Ordem ocorreram, com participantes do México, Brasil e Estados Unidos.
A celebração contou com um momento solene: uma procissão em frente à Basílica de São Pedro, na manhã de sábado, dia 14 de setembro. Logo após, o Papa Francisco acolheu calorosamente os presentes, dirigindo palavras de encorajamento e incentivo para a continuidade da vida consagrada dos Teatinos. Representando a Província do Brasil, o Papa saudou o Padre Rafael Tadeu, C.R., prepósito provincial, o Padre Blener Domingues, C.R., e o leigo Sr. João Antônio, que representou os peregrinos de Fartura e região. A comitiva brasileira contou com mais de 150 peregrinos.
Entre os destaques, esteve também a celebração na Basílica de Santa Maria Maior, local onde São Caetano teve uma experiência mística com Nossa Senhora, recebendo o Menino Jesus em seus braços. Além disso, a peregrinação incluiu visitas à Veneza, na Igreja de São Nicolau de Tolentino, a primeira casa Teatina fora de Roma, e a Nápoles, com seu forte fervor devocional por São Caetano.
Na Basílica de São Paulo, em Nápoles, os participantes puderam venerar as relíquias de São Caetano e de outros primeiros Teatinos, que repousam na cripta da igreja.
“O Jubileu foi um evento marcante, cheio de esperança e renovação para todos os envolvidos na caminhada teatina”, finalizou Padre Blener.
- Fartura