Atenção mulheres de Timburi neste sábado dia 15 tem campanha de Papanicolau no centro de saúde. O exame de Papanicolau é um dos mais importantes para a prevenção da saúde da mulher e permite detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas no colo do útero, antes mesmo do surgimento de qualquer sintoma. Uma das principais causas do câncer do colo de útero, segunda maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, é o contágio pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano). Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados oncogênicos, ou seja, podem ocasionar tumor canceroso. A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente via sexual. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.
A recomendação é que passe pelo exame mulheres de 25 a 64 anos, que há mais de um ano não fez o diagnóstico. O câncer de colo do útero é um dos mais fáceis de serem prevenidos, por isso é tão importante fazer o exame regularmente, com intervalo de um ano. Quando as lesões são diagnosticadas preventivamente, podem ser tratadas antes de se tornarem câncer. A equipe da saúde está preparada para atender as moradoras de Timburi, inclusive quem pretende agendar o exame de mamografia, poderá fazer a solicitação no Centro de Saúde com as enfermeiras. “Podem requerer o exame mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos”, comenta a enfermeira Amanda Baia.
Para realizar os exames, será necessário apresentar no dia o RG e o Cartão do SUS (se possuir) e manter abstinência sexual por 24 horas. As mulheres que passarem pelos procedimentos durante o mês de outubro irão concorrer a vários brindes. “Queremos agradecer o apoio do comércio e dos moradores que nos ajudaram com a destinação dos prêmios, para que possamos fazer o sorteio no final do mês”, relatou a secretária da saúde Lúcia Minozzi. O Outubro Rosa é um movimento comemorado em todo o mundo que tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, segundo dados internacionais.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Saúde