A comissão organizadora da 54ª Festa da Pinga e 41º Festa do Peão de Boiadeiro decidiu homenagear os responsáveis pela criação da Festa da Pinga em 1969, emocionando todos os presentes. Zé Viana, Heitor Gatti, Abel de Barros e José Martins Fernandes, foram os grandes criadores da aclamada Festa de Timburi.
Assim, a Festa da Pinga de Timburi tornou-se uma tradição que atravessa gerações, celebrando a cultura local e o espírito acolhedor da cidade.
História
Com mais de meio século de tradição a Festa da Pinga (Fespinga) de Timburi, surgiu em 1969 como uma iniciativa para promover o potencial turístico da cidade. Naquele ano, José Noronha Viana, conhecido como Zé Viana, assumiu como prefeito e, em uma de suas primeiras visitas a São Paulo, encontrou-se com o então Secretário de Cultura e Esportes, Orlando Gabriel Zancaner. Durante a conversa, Zancaner sugeriu que as cidades com potencial turístico criassem festas para divulgar suas belezas naturais. Com essa ideia em mente, Zé Viana voltou a Timburi determinado a organizar um evento para movimentar a cidade.
Foi então que Zé Viana, Heitor Gatti, Abel de Barros e José Martins Fernandes, o Zezé das Palmeiras, juntaram forças para criar a “Festa da Pinga”.
A primeira edição da Festa da Pinga foi simples, mas um grande sucesso. No ano seguinte, uma comissão foi formada para organizar a segunda festa, que trouxe artistas renomados da época, como João Mineiro e Marciano, Barnabé, Os Amantes do Luar, Ramoncito Gomes, Maria da Glória, Campanha e Cuiabano, Paulinho Gaúcho, Pedro Bento e Zé da Estrada. Na sexta-feira, um jogo de futebol entre a A.A. Timburiense e o time da Rádio Bandeirantes, liderado por Fiori Gigliotti, marcou o evento. Foi nessa ocasião que Fiori criou o famoso slogan “Timburi, a Janela do Poente”.
A festa foi realizada na Praça da Matriz até 1977, e em 1978, durante o segundo mandato de Zé Viana, foi construído um recinto para abrigar o evento, que hoje leva o nome do ex-prefeito, homenageando seu legado.
- Timburi