Hoje falo sobre respostas que dei no site doctoralia.com.br
Os temas são variados: resposta sobre o Intestino Preso, problema que atinge milhões de pessoas de todas as idades. E doenças associadas, como fissura anal e hemorroidas.
Falo também da duodenite, que é razoavelmente comum (especialmente em quem tem Gastrite). Mas é pouco conhecida, e por isso provoca um pouco de medo nos portadores
Ressalto que nenhuma resposta que dou é pessoal. Ou seja: não é e nem vale como uma consulta. São informações genéricas, para que portadores dessas doenças tenham uma idéia do que elas são. Afinal, quanto mais se souber sobre seu problema, mais fácil será fazer o diagnóstico e tratamento.
Doutor, meu intestino sempre foi muito preso. Dói muito para evacuar e acumulo muito gás. É muito sério? Vou ter que viver sempre com medo de ir ao banheiro?
QUEM NÃO CONHECE PELO MENOS UMA PESSOA QUE TEM INTESTINO PRESO???
Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações (como alguns antidepressivos, antiácidos e ferro, entre muitas outras), pessoas no leito e durante ou após a gravidez. Claro que não se resume a isso. De fato na prática clínica vemos pessoas em várias idades e situações com o intestino preso.
============Para o diagnóstico adequado é preciso uma História Clínica bem detalhada. É lógico que problemas de saúde anteriores e uso de medicações devem ser vistos detalhadamente. O tempo em que existe a obstipação também é fundamental. É claro que para isso é preciso atenção ao paciente. É muito importante saber se há situações como sangramento, dor para evacuar e o histórico pessoal e familiar, incluindo história familiar de câncer de intestino. A situação nutricional, emocional e as cirurgias anteriores, incluindo partos, também são importantes. Deve-se conhecer tratamentos anteriores, já que é comum o uso de laxantes, com ou sem orientação médica.
============Para um diagnóstico preciso é necessário um Médico qualificado e que saiba fazer ou interpretar desde exames simples até os mais sofisticados. Por isso que sempre insisto na qualificação e experiência do Médico. Há quem ache que é um problema fácil e banal, mas o Médico que conhece as inúmeras causas da obstipação avalia seu paciente com cuidado. Por exemplo, se a obstipação acontece pela presença de uma obstrução, por exemplo um câncer de intestino, o uso de fibras pouco irá ajudar.
No caso de dor ou sangramento ao evacuar, é prudente fazer uma avaliação proctológica. Doenças como fissuras anais (provocam muita dor e podem sangrar) ou hemorroidas (podem sangrar) estão associadas ao intestino preso. Às vezes é preciso fazer exames mais detalhados como a Colonoscopia, especialmente em casos de sangramento.
============O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado. Não se deve usar laxantes sem indicação ou acompanhamento médico, e não são todas as pessoas que melhoram apenas com medicamentos. Cada caso deve ser visto individualmente. Como dizia o grande William Osler, brilhante Professor:
“O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA, MAS O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE”.
Doutor, fiz uma Endoscopia que mostrou duodenite severa. Será que minha dor em cima do umbigo é por isso? E eu nunca ouvi falar dessa doença. Vou ter que operar?
Vamos falar um pouquinho sobre DUODENITE.
Já escrevi bastante sobre Gastrites, mas a Duodenite é algo desconhecido para a maioria das pessoas. Às vezes até assusta um pouquinho, mas quanto mais soubermos sobre a duodenite, melhor.
Existe o intestino delgado e grosso. O duodeno é a porção inicial do intestino delgado, a mais próxima do estômago. É ali que acontece parte do processo digestivo pois nesta porção do intestino o pâncreas e a vesícula biliar derramam a bile e as enzimas digestivas. Então, falaremos de um órgão bem importante.
Há situações que o duodeno fica inflamado (duodenite). A infecção por H. pylori é importante. O uso de certas medicações pode levar á duodenite. Há outras causas, que são bem mais raras, tal como a Doença de Crohn, a doença celíaca e algumas parasitoses.
Os sintomas da duodenite são variados:
- muitos tem dor acima ou em volta do umbigo. A dor muitas vezes é em queimação
- há quem tenha sensação de roedura ou a chamada "dor de fome"
- pode haver náuseas (enjoo) ou mesmo vômitos
- há pessoas com sensação de peso no estômago
- pode haver saciedade precoce (sentir que está satisfeito logo no início das refeições)
- todavia, muitos pacientes não tem sintomas
O diagnóstico é feito pela Endoscopia.
O tratamento deve ser, como tudo em Medicina, personalizado.
O bom Médico saberá como tratar as diferentes causas da duodenite. Um Médico de alta qualidade poderá tratar até mesmo as causas mais raras.
Consultoria - Prof. Dr. Paulo S Lopes - CRM 56402. Médico Gastroenterologista e endoscopista. Tem 34 anos de experiência. Recebeu Bolsa de Estudos do Governo do Japão para Doutorado na Tokyo Medical Uni versity. Fez Pós Graduação nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins - Estados Unidos, foi ligado também ao Centro de Prevenção do Câncer da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, Nova Iorque. Foi Visiting Scholar em Yale. Tem Títulos de Especialista. O Dr. Paulo recebeu 5 Prêmios no Brasil. Atualmente dedica-se a Atividades Filantrópicas e Humanitárias em SP, PR e Nordeste, além das atividades clínicas.
Muito importante: Estas notas, mesmo acuradas, jamais substituirão a avaliação médica. Nossa recomendação para pessoas com os problemas descritos é serem avaliadas por profissionais de sua confiança.Temos apenas o desejo de oferecer orientação, embora genérica.
Ao escrever, colocamos situações hipotéticas, embora comuns. Imaginamos a presença de profissionais e recursos de alto nível. Porém não conhecemos, em geral, a realidade das localidades dos nossos leitores.
Não recomendamos diagnósticos ou tratamentos, e muito menos profissionais por esta coluna. A informação, mesmo cientificamente acurada, é genérica e não se aplica a casos individuais. Não queremos substituir a avaliação médica atenta, individualizada e específica.