Garanto que tudo que passarei a relatar é verdadeiro, acreditar é necessário.
Antes de iniciar a história de hoje, faço algumas observações a respeito desse animal tão importante no nordeste brasileiro, hoje muitas vezes substituído pelas motos.
O cruzamento do jumento com a égua resulta o burro ou a mula.O jumento também é chamado de jegue ou asno.É menor que o cavalo, mas é inteligente e de visão aguçada.
Existiu no passado um reino chamado Moabe, cujo rei era inimigo do povo hebreu e seu nome era Balaque.Depois que os israelitas saíram do Egito rumo a Terra Prometida , por Deus a Abraão , Balaque com medo de perder as suas terras, procurou um profeta chamado Balaão e prometeu-lhe muita riqueza, se ele amaldiçoasse o invasor.
Deus a princípio proibiu o profeta de procurar os hebreus que estavam acampados no deserto, mas depois de muita insistência da parte dos moabitas , consentiu desde que Balaão fizesse sòmente o seu desejo.
Deus disse a Balaão que o povo hebreu era abençoado e muito querido.
Balaão arreiou a sua jumenta e partiu rumo ao deserto; a jumenta por três vezes parou no caminho(empacou , como falamos em Fartura)e por três vezes apanhou de Balaão e na útima vez apanhou de vara após ter se deitado .
Aí o Deus Eterno fez a jumenta falar e ela disse a Balaão :
- O que eu fiz para você ? Por que é que você já me bateu por três vezes ? Balaão respondeu :
- Foi porque você caçoou de mim, e deitou no caminho. Se eu tivesse uma espada na mão, mataria você hoje mesmo!
Então a jumenta disse à Balaão :
Você monta sempre em mim; faço isso com você?
- Não , respondeu Balaão.
Aí então Deus permitiu que Balaão visse no meio do caminho, um anjo com uma espada na mão e por três vezes havia cercado a jumenta para que ela não prosseguisse viagem. Balaão se ajoelhou e encostou o rosto no chão e disse:
- Pequei , não sabia que o Senhor estava no caminho para me fazer parar.
A história continua, leia em Números, capítulo 22.
Que lição podemos tirar desta narrativa ? Vejamos apenas uma :
Deus fala conosco todos os dias, de diversas maneiras e se necessário, a exemplo do passado, fala através do trovão, do vento, das pedras ou do leve sussuro da brisa , ou se preciso , outra vez através de uma jumenta. Ouça a voz de Deus, ouça a voz do Espírito Santo .
Nota : Balaão não amaldiçoou o povo hebreu e localizando-o acampado no deserto, o abençoou e proferiu a seguinte poesia profética:
“Como é bonito o acampamento do povo de Israel! Como são belas as suas barracas! Elas parecem filas de palmeiras, são como jardins na beira dos rios, como aloés(perfumes) plantados por Deus ou como cedros perto das águas!
Quem abençoar o povo de Israel, será abençoado.”
Bom dia.Prof.Dijalma.
- Colunas