Esta é uma história muito interessante. Na edição de 3/10/07 escrevi sobre a jumenta que um dia falou e realcei a importância desse animal na vida de nossos irmãos do Nordeste.
Agora que vou contar a história do bode cheiroso, quero antes de tudo tecer algumas considerações sobre este animal tão importante na economia.
É o macho da cabra, animal ruminante, também chamado de caprino , cabrito.
No velho testamento, no livro de Levítico, para agradar a Deus , lemos que vários animais poderiam ser sacrificados em seu louvor, entre eles o bode ou a cabra, desde que não tivessem nenhum defeito.
O bode exala um mau cheiro, característico dos caprinos e daí a razão desta nossa crônica, usando o antônimo, ou seja : bode cheiroso !!. Tem bode cheiroso ? Tem .
No Nordeste, não me lembro agora o nome da cidade, existe a exemplo de outras comunidades do agreste, a festa do bode, onde tudo gira em torno desse apreciado animal( você já comeu uma buchada?) . Nesta cidade existe um bode chamado Cheiroso , que no dia da festa, é paramentado com fitas e bandeirolas, toma banho de perfumes, seu pêlo é escovado com carinho, come ração especial e na hora da festa, acredite se quizer, vai na frente da banda, garboso e feliz, marchando como se fosse uma balisa em dia de desfile de 7 de setembro !!! Eu vi, muitos viram na televisão !!!
A nossa história de hoje, o nosso bode cheiroso, de aromático não tinha nada, ao contrário, ele era famoso nas terras de um certo rei, pelo seu forte cheiro.
Um dia o rei recebeu a reclamação de um trabalhador, que não estava satisfeito com a vida, pois morava num casebre de três cômodos com a sua pequena família composta de 8 membros e apertados, não agüentava mais... Por vários dias o trabalhador procurou o rei e sempre com a mesma choradeira .
O rei chamou seu chefe de gabinete e ordenou categoricamente: - “pegue o bode Cheiroso e leve até a casa do trabalhador, com as minhas ordens expressas : o animal vai morar 15 dias com a família, gozando de todas as regalias, ou seja : cama e mesa, com duas saidas ao dia para tomar sol, dois banhos por semana e...não quero nenhuma reclamação!!!
Assim foi feito e no final do aprazado, o trabalhador não viu a hora de devolver o animal e presente toda a família, suspirou aliviado e disse ao rei : “- Obrigado majestade, eu era feliz e não sabia!!!”. Quanta gente , nós todos muitas vezes , não estamos precisando de um bode cheiroso em nossa casa??
Temos a nossa casinha ou casarão , temos o nosso salário, muitos recebem auxílio da prefeitura e de outros órgãos , e vivemos reclamando, murmurando... e saibam o seguinte: Deus não gosta de murmuradores !!! Provérbios do rei Salomão nos ensina : “Quem despreza a disciplina, cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso e será respeitado”. Prov.13:18
Bom dia. Professor Dijalma
- Colunas