A Prefeitura de Avaré publicou na quinta-feira, 20 de agosto, novo decreto municipal, autorizando agora a abertura do comércio das 9h às 17h de segunda a sábado.
Bares, restaurantes e lanchonetes poderão abrir das 11h até às 22 horas em todos os dias da semana. O decreto começou a vigorar na sexta-feira, 21 de agosto.
Já na quarta-feira, 19, o Governo do Estado tinha anunciado autorização da flexibilização das medidas para cidades que estão na fase amarela do Plano SP.
No decreto especifica que os comércios devem atender com 40% de sua capacidade, recomendando que o atendimento ocorra de maneira individual, sendo que, em caso de formação de filas, caberá ao próprio estabelecimento evitar a aglomeração de pessoas durante a espera no atendimento, cuidando para que as pessoas mantenham a distância mínima de dois metros umas das outras inclusive com a demarcação do solo.
A cada atendimento, os estabelecimentos deverão higienizar o balcão, máquinas de cartão, entre outros, utilizando álcool a 70% ou água sanitária ou hipoclorito 1%.
As barbearias, salões de beleza, cabeleireiras, atividades de tatuagem e colocação de piercing também podem atender por oito horas diárias de segunda a sábado, seguindo os protocolos necessários.
As academias podem funcionar oito horas por dia de segundo a sábado, respeitando seguindo as normas sanitárias determinadas pelo Plano SP.
Os treinamentos devem ser pré-agendados com os clientes, ficando a agenda à disposição das autoridades sanitárias para fiscalização e os alunos que desejarem frequentar os estabelecimentos deverão levar seus objetos de uso pessoal, tais como toalha, máscara, garrafa d’água, lenço e outros e assinar termo de responsabilidade e ciência sobre os protocolos criados em razão da pandemia de covid-19.
O limite das academias fica limitado em 30% de sua capacidade, cabendo ao estabelecimento evitar a aglomeração de pessoas.
As igrejas e templos religiosos seguem abertos por seis horas diárias, durante todos os dias da semana, sendo que todos devem seguir as normas sanitárias.
Ainda segundo o novo decreto, as feiras livres, inclusive da Avenida Paranapanema, podem funcionar, exceto a Feira da Lua. O distanciamento das barracas terá que ser de, no mínimo, 1,5 metro.
Só serão permitidas as montagens das barracas dos dois lados da rua ou da avenida, deixando o meio livre para circulação e evitar aglomeração. As barracas que ficavam no meio das vias deverão ser montadas na quadra anterior ao início da feira.
O decreto autoriza a reabertura do Horto Florestal e a pista de atletismo do Campo Municipal para caminhadas e atividades físicas das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Todos também devem seguir os protocolos sanitários, como uso de máscaras e a utilização de álcool em gel.
- Avaré
- Região