As ações de nebulização estão sendo realizadas diariamente no município de Taguaí. Equipes de saúde e profissionais bombistas estão realizando as atividades em dois períodos, logo pela manhã e ao entardecer. O horário da nebulização é importante, pois precisa ser realizada no período de maior circulação e atividade do mosquito Aedes Aegypti.
Atualmente o setor da Saúde conta com 16 profissionais que estão envolvidos diretamente na nebulização. Segunda a pasta, essas ações serão executadas em toda a cidade.
“Já finalizamos os bairros do Jardim Primavera e Vila Clementina, hoje estamos na área central da cidade e em alguns pontos do Jardim Ypes”, informou a enfermeira Fabíola (coordenadora da Vigilância Epidemiológica).
Para o sucesso total da nebulização, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração de todos os moradores, para abrir suas residências às equipes de aplicação do inseticida – que é bastante eficaz na eliminação de mosquitos adultos.
A ação toda é muito rápida: são minutos em cada casa, tempo suficiente para que a agente verifique se o local está protegido e pronto para receber a nebulização, que se concentra em quintais, corredores e garagens. O mínimo é de seis pontos de aplicação do aerossol por imóvel. Pede-se que os ambientes que receberam o inseticida não sejam lavados por, pelo menos, 24 horas, para garantir o tempo máximo de ação do produto.
O inseticida é específico. Não causa tanto impacto ao meio ambiente, mas é necessário um preparo para que as casas recebam.
“Abram as casas e recebam os agentes. O objetivo maior é proteger a saúde da população. Mesmo matando os mosquitos adultos, é fundamental também eliminar os criadouros, pois qualquer material que possa acumular um pouquinho de água, como uma tampinha de garrafa pode ser um criadouro. Esse é o ponto fundamental, já que 80% dos focos estão dentro de casa”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
COMO É A NEBULIZAÇÃO
A nebulização é uma das principais estratégias atuais para o combate à dengue. Ela elimina mosquitos adultos, que preferem ficar dentro dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzirem.
Ela é feita por profissionais aplicadores com máquinas costais. No momento da aplicação do inseticida, todos - incluindo animais - devem permanecer na calçada do outro lado da rua, só retornando para casa 30 minutos após o término. Se houver pessoas doentes ou acamadas, deverão ficar em um cômodo com portas e janelas fechadas – é aconselhável, inclusive, a vedação de frestas.
E em casos de sintomas de dengue (febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, diarreia, entre outros) procure uma unidade de saúde.
- Taguaí