A Coordenadoria Municipal da Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou o serviço de nebulização, mais uma ferramenta de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
As ações serão concentradas nos bairros onde há maior número de casos confirmados das doenças. Os dois primeiros bairros beneficiados nessa etapa foram algumas ruas da região do centro e Jardim Primavera.
Taguaí contabiliza hoje 12 casos positivos de dengue e 30 casos notificados aguardando resultado de exames.
O inseticida utilizado na nebulização é específico para eliminar mosquitos em fase adulta, porém, não é eficaz para eliminar a fase aquática (ovo, larva, pupa).
“Por isso, redobramos a orientação que, para obtermos resultados eficazes, todos deverão, pelo menos uma vez por semana, vistoriar suas residências e eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar focos do mosquito”, orienta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fabiola.
A enfermeira também destaca que as equipes estão encontrando resistência e recusa para nebulização. “Têm pessoas que não querem que tenha intervenção na casa, seja vistoria ou a nebulização, e isso dificulta nosso trabalho”, complementou.
Segundo a profissional, a recusa coloca em risco toda a vizinhança.
“Quando aquela localidade é escolhida para fazer a nebulização é porque há casos de dengue lá, ativos e em alta no momento, ou seja, está tendo a circulação viral naquele espaço. Então quanto mais a comunidade participar e aceitar a nebulização, maior vai ser o controle do mosquito”, explicou Fabíola.
CONFIRA ORIENTAÇÕES SOBRE A NEBULIZAÇÃO
Portas, janelas, vitrôs e cortinas deverão ser mantidos abertos para que o inseticida tenha contato com o interior das casas; toalhas de mesa e colchas de cama devem ser mantidas levantadas ou retiradas para que não haja barreiras protegendo os mosquitos; box ou cortinas de banheiros devem ficar abertos; animais como cachorros e gatos também devem ser protegidos, assim como gaiolas com aves, roedores domesticados e aquários, que podem ser protegidos com pano e, se possível, mantidos em área externa ou em cômodo fechado durante a nebulização e por pelo menos 30 minutos após; alimentos devem ser guardados na geladeira e filtros com água para consumo devem ficar bem tampados e devidamente cobertos por um pano; fruteiras deverão ser cobertas com um pano; utensílios de cozinha, como talheres, panelas, pratos e copos, precisam ser guardados em gavetas e armários; devem ser retiradas as roupas do varal.
- Taguaí