CAMINHO DAS ÁGUAS
Nesta semana reuniram-se na Coordenadoria de Turismo, a coordenadora da pasta, Márcia Geremias, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), André Bertoni, Patrícia Garcia e Vanessa (grupo de ciclistas). O intuito era elaborar uma forma de melhorar o roteiro do “Caminho das Águas”, em Fartura. Um dos principais pontos abordados foi o do abastecimento de águas para os peregrinos e demais visitantes que passam pelo local. A princípio foi pensado em construir bicas e utilizar a água em abundância que tem nas adjacências. Mas, depois Bertoni deu a ideia de cadastrar moradores da localidade, para que eles possam oferecer essa água e explorar ainda comercialmente algum produto artesanal que tenha ou pretende ter.
CAMINHO DAS ÁGUAS II
Ainda sobre o “Caminho das Águas”, foi falado sobre a falta de sinalização do local e a necessidade de implantar isso urgentemente, tanto lá como em outras estradas que possuem potencial turístico. Ao final todos concordarem que a sinalização é urgente, urgentíssima e que o cadastramento dos moradores é logo em seguida, e assim os usuários do caminho, sejam peregrinos ou amantes do ciclismo, possam abastecer suas garrafas e apreciar a paisagem com muita hidratação.
REUNIÃO COM VEREADORES
A coordenadora da Educação de Fartura, Jovana Leite Dognani convidou os vereadores para uma reunião na quinta-feira (16) para falar sobre o financiamento da educação pública e também sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, na Câmara dos Deputados, que ocorrerá na próxima segunda-feira (20). Ela destacou que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) corre o risco de ser suprimido, visto que sua vigência vai até 31 de dezembro de 2020, ou seja, se não for renovado nos próximos meses ficará extinto. “Este recurso influencia diretamente as escolas do Brasil e sem essa aprovação provocaria um caos no financiamento das escolas públicas, porque não teria garantia de dinheiro para pagar professores, funcionários e tudo mais que envolve o setor educacional”, disse Jovana. Somente o vereador Doriveti Gabriel não esteve presente por motivo de trabalho.
APOIO DOS DEPUTADOS
Preocupada com a situação, a coordenadora pediu aos vereadores que busquem apoio junto aos deputados federais, quais cada partido farturense apoiou. “Quando votamos num político, estamos assinando para que ele defenda a coletividade e nesse momento precisamos unir esforços para que esta votação aconteça e dê tempo de colocarmos os recursos no orçamento dos municípios”, finalizou.
KIT MERENDA
A Coordenadoria Municipal de Educação de Fartura organizou a aquisição de 1742 kits merenda para os alunos da rede municipal. Os kits foram entregues nesta semana em cada estabelecimento educacional do município. Com todos os cuidados necessários, a coordenadora Jovana e duas conselheiras do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) Tânia Regina Teixeira Garcia e Adriana Garcia Ribeiro percorreram os estabelecimentos e conversaram com alguns pais e responsáveis, que declararam que o kit vem ajudando na complementação da alimentação da família. “Diante do momento que estamos passando a criança receber estes produtos, além de ajudar na complementação alimentar, diante da impossibilidade presencial, para a criança, saber que a escola se lembra dela, isso auxilia também na questão emocional”, comentou Jovana. Esse é o terceiro mês que a municipalidade entrega os kits para os alunos.