A Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí recebeu o Prêmio Luiza Matida, 5ª edição, por atingir indicadores estaduais de redução da sífilis congênita – doença transmitida para bebês durante a gestação (transmissão vertical). A premiação é oferecida pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).
O prêmio foi entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Reduzir a desigualdade social contribui para eliminar a sífilis congênita”, realizada na quarta-feira (25), no Espaço de Eventos Hakka, no bairro da Liberdade em São Paulo.
Representaram o município no evento a Coordenadora Municipal de Saúde Renata Bergamo Pires e a suplente da gestão Maria Gabriela Carniato Romano Galdino.
Segundo a coordenadora Renata, o prêmio reflete a dedicação e o empenho com que a equipe de Saúde do município vem desempenhando suas funções. “Isso é fruto do trabalho do servidor que tem se esforçado para oferecer à população um atendimento acolhedor buscando sempre a melhoria dos serviços de Saúde prestados à comunidade”, destacou.
O prêmio consolida o trabalho das equipes de saúde e da vigilância epidemiológica em cumprir os protocolos de tratamento e prevenção do vírus, que permite que a gestante tenha acesso ao diagnostico através de exames realizados durante o pré-natal e ao tratamento oportuno em casos de sífilis na gestação.
TRANSMISSÃO VERTICAL
A transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita é a contaminação do feto pela mãe durante a gestação.
O contágio pode ser evitado com o tratamento adequado e acompanhamento médico. A mãe infectada pode procurar auxílio e tratamento, evitando a transmissão ao bebê.
PRÊMIO LUIZA MATIDA
O prêmio “Luiza Matida” foi idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, e homenageia a médica pediatra e sanitarista “Luiza Harunari Matida”, falecida em 2014, por seu trabalho durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, da Secretaria de Estado da Saúde. Também pela elaboração de políticas públicas e ações que realizou no controle da sífilis que contribuíram para a redução dos casos no estado de São Paulo.
- Taguaí
- Geral