Em Avaré 90% são mulheres
As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos nos mais diversos setores. Mas, é na indústria têxtil que elas possuem uma representatividade que merece destaque.
No Brasil, entre os 1,5 milhão de colaboradores diretos e os oito milhões de indiretos do segmento, cerca de 75% são compostos por mão de obra feminina, conforme a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). Essa contribuição também é uma realidade na Lunelli, que, na unidade de Avaré, por exemplo, conta com mulheres ocupando 90% dos postos de trabalho. Na Lunelli como um todo, essa participação alcança em torno de 70%
Atualmente, no Brasil, o setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para o de alimentos e bebidas. Além disso, no país, ainda está na vice-liderança no ranking dos principais geradores do primeiro emprego, oferecendo oportunidades importantes, principalmente, às mulheres que buscam ingressar no mercado de trabalho.
De acordo com a Abit, a moda brasileira é referência mundial em design de jeanswear, beachwear e homewear, tendo crescido também em fitness e lingerie. Ao todo, são mais de 25 mil empresas que se dedicam a fazer moda dentro do território nacional, o que leva o Brasil ao posto de quarto maior produtor de denim e de malhas do mundo.