Os moradores do Porto Seguro, em Avaré lançaram o programa de coleta seletiva no bairro. Eles fazem a separação do lixo seco e do úmido, que são recolhidos por coletor autônomo.
A coleta seletiva acontece sempre em horários alternados à coleta regular do lixo, pela prefeitura. Fazem parte do lixo considerado reciclável produtos como plásticos, metais, papeis e vidros.
O programa também retira sobras de óleo de cozinha e carro.
O PROGRAMA
A ideia nasceu da percepção do aumento de uso de embalagens, por causa do consumo do serviço de delivery e de compras online.
Como as embalagens estavam sendo levadas para o aterro sanitário foi necessária uma mobilização dos moradores.
Como o bairro possui outros programas que já funcionam como “A Vizinhança Solidária e Manutenção de Áreas Verdes”, só foi preciso alinhar com o grupo.
A ideia é servir de exemplo para outros lugares da cidade. Quando efetuada com eficácia e máximo interesse, a coleta seletiva possibilita benefícios de curto e longo prazo. Ajuda na preservação do meio ambiente, diminuindo o uso de recursos naturais. Diminui a proliferação de ratos e outras pragas urbanas em locais que servem de depósito de lixo. Reduz consideravelmente o índice de poluição. Gera empregos nos setores de recolhimento e reciclagem do lixo. Auxilia no desenvolvimento da economia do país e valoriza o bairro.
- Avaré