Nota da instituição financeira cooperativa passa de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva, acompanhando o rating do país; no mercado doméstico, o rating é AAA.br
A agência de classificação de risco Moody´s elevou o rating global do Sicredi de “Ba2” para “Ba1”, com perspectiva “positiva”. O aumento segue a elevação do rating soberano do Brasil, conforme anunciado pela agência na quinta-feira (3), e abrange a nota de crédito de instituições financeiras no país que estavam limitadas pelo rating soberano. O Sicredi é a única instituição financeira do segmento cooperativo que está nessa relação.
Em sua decisão, a Moody´s enfatizou que o Sicredi apresenta um histórico de elevada qualidade de crédito nos últimos dez anos, adequada capitalização e robusta geração de resultados. Assim como em relação à nota soberana do país, a instituição financeira também fica a um passo do grau de investimento.
“A elevação da nota do Sicredi, com perspectiva positiva, reforça o reconhecimento sobre a robustez e segurança do nosso sistema em nível global, com perspectiva de alcançar o grau de investimento no médio prazo. Essa decisão também demonstra, uma vez mais, a sustentabilidade financeira de fomentarmos a atividade econômica nas diferentes regiões do Brasil e dar o melhor suporte aos nossos associados”, destaca o diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi, Alexandre Englert Barbosa.
Já no mercado doméstico, em que o rating não é condicionado pelo rating soberano do Brasil, desde 2022 o Sicredi mantém o rating mais alto concedido pela Moody´s, AAA.br, refletindo um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados, conforme avaliação da agência de classificação de risco.