Projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é desenvolvido no Ribeirão Lajeado
A Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, definiu há cinco anos a sua primeira Nascente Modelo, que faz parte da microbacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado.
Principal manancial do município, o patrimônio natural é de grande importância para a captação de água e abastecimento da cidade.
Nascente Modelo é um afloramento do lençol freático que dá origem a uma fonte de água. O espaço é utilizado para a conscientização e a educação ambiental.
Desde então, as ações de monitoramento, visitação, recuperação e proteção são coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o auxílio dos moradores da região.
O trabalho segue as diretrizes do Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciativa estadual que tem o objetivo de auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.
Área protegida
Localizada na Rua 1 do Loteamento Vereda do Sol, a Nascente Modelo encontra-se atualmente cercada e em processo de restauração florestal.
O acesso é pela Estrada Municipal Avr 010, próxima ao Horto Florestal. Há uma placa indicando que o local está sob proteção.
Não é permitido nadar, pescar ou entrar na área sem autorização. “A proteção dos mananciais é extremamente importante. Toda a população pode ajudar na proteção do local”, salienta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.