A Prefeitura Municipal de Fartura, através da Coordenadoria da Agricultura e Meio Ambiente, informa que está promovendo readequações na Praça Nove de Julho para melhorar a limpeza do local e permitir o uso correto das lixeiras já existentes.
Para tanto, foram removidos os tambores que eram utilizados de maneira inadequada pela população e causavam transtornos para os cidadãos que fazem uso dos quiosques, da Praça e para a equipe de limpeza municipal, que faz a coleta dos diferentes tipos de materiais.
A coordenadora da Agricultura e Meio Ambiente, Eliana Bergamo, informou que as lixeiras são destinadas aos consumidores dos quiosques e comércios dessa região e não para o descarte dos resíduos dos estabelecimentos comerciais ou residenciais, como estava ocorrendo.
“Solicitamos que comerciantes e moradores adotem lixeiras/contêineres próprios para o descarte correto de seus resíduos orgânicos e dos recicláveis”, orienta a coordenadora. “Lembrando que o primeiro grupo é coletado nas segundas, quartas e sextas-feiras e o segundo grupo nas terças e quintas-feiras, de forma que se faça o descarte correto dos diferentes materiais”, completou Eliana.
Os Artigos 5º e 6º, da Lei nº 1882/12, que institui o Programa de Coleta Seletiva de Lixo no município de Fartura, especificam como prática cidadã não jogar lixo nas ruas e descartá-lo, corretamente, separando orgânicos e recicláveis para serem coletados pelos caminhões da limpeza pública nos dias definidos nessa lei.
“Pedimos a colaboração da população em relação às práticas cotidianas ambientalmente corretas, para assegurar a qualidade de vida dos moradores e a salubridade ambiental”, frisou o encarregado de limpeza do município, Carlos Kim.
Ele também reforçou que: "os sacos/sacolas de resíduos colocados nas lixeiras da coleta seletiva dificultam o trabalho da equipe de limpeza e os tambores estavam sendo sobrecarregados com ‘lixo’ domiciliar”.