No decorrer deste mês de Junho a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou uma campanha de conscientização, voltada às queimadas no perímetro urbano. Os colaboradores fizeram uma sensibilização comunitária, para expor aos moradores de Timburi, os perigos das queimadas e os problemas ocasionados ao meio ambiente e a saúde humana. Também foram entregues panfletos com as devidas orientações ambientais, inclusive os procedimentos adequados para denunciar possíveis abusos e responsabilizar o infrator.
“Objetivo é conscientizar a população dos perigos das queimadas e os riscos causados ao meio ambiente e a saúde humana, por causa dos problemas respiratórios provocados pela inalação da fumaça. Fizemos uma ação para levar informações aos comerciantes e populares, inclusive com recomendações para denunciar as irregularidades e os responsáveis. Com a colaboração da administração municipal, temos avançado com várias ações educativas na Secretaria de Meio Ambiente, visando à obtenção da certificação do selo Verde e Azul”, relatou o secretário Andrey Rueda que também agradeceu a colaboração dos servidores da Casa da Agricultura.
LEGISLAÇÃO
As queimadas urbanas “são consideradas crime ambiental, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998 que, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou a segurança dos animais, ou destrua a flora”.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região