Segundo OMS, acidentes são a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos. Programa do Instituto CCR propõe nova consciência de trânsito para alunos do Fundamental I.
O trânsito não deveria ser sinônimo de risco, violência ou temor. Pelo contrário. Pode e deve colaborar na relação entre pessoas, bairros e cidades. A partir desta premissa, o Caminhos para a Cidadania, programa realizado no trecho da CCR SPVias em 21 municípios, convida alunos a repensarem o espaço e a importância do trânsito em suas vidas, durante o Maio Amarelo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, acidentes com veículos de transporte e passeio são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 e 29 anos. E por isso, no mês da conscientização mundial sobre o trânsito, o programa do Instituto CCR sugere uma adaptação da ferramenta cartografia social.
“A cartografia da segurança é uma atividade para ajudar as pessoas a se localizarem, portanto é um recurso poderoso para o nosso trabalho de fomentar educação e cidadania no trânsito”, comenta Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. A cartografia social representa os objetivos e olhares de um grupo de pessoas em relação a um espaço geográfico”, completa.
O objetivo dessa abordagem é que os alunos, das cidades* beneficiadas pelo programa, façam o mapeamento dos locais inseguros para os pedestres e ciclistas, indicando a sinalização correta em cada situação. A sugestão de atividade está à disposição, não somente dos profissionais de educação, mas também para o público em geral no site do programa, que é o www.caminhosparaacidadania.com.br
*Águas de Santa Barbara, Alambari, Avaré, Buri, Capela do Alto, Cerqueira Cesar, Cesário Lange, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.
Objetivos da proposta
- Gerar consciência nos alunos sobre segurança viária;
- Gerar conhecimento sobre sinalização de trânsito;
- Estimular o conhecimento sobre o bairro do aluno;
- Alertar sobre os perigos que há ao redor da casa dos alunos.