Servidor exemplar, conhecido como “Carudo”, encerra ciclo marcado por amizade, fé e superação pessoal após mais de quatro décadas de serviço público
Após 41 anos de trabalho na Prefeitura de Avaré, o servidor Luiz Antonio do Prado, carinhosamente apelidado de “Carudo” pelo então prefeito Dr. Fernando Pimentel, se despede da vida pública neste dia 28 de novembro, sexta-feira, com uma história marcada por dedicação, humildade e fé.
Luiz Antonio iniciou sua trajetória aos 16 anos de idade, quando ingressou na Prefeitura pela Guarda Municipal. Ao longo das décadas, passou por diversos setores, sempre com o mesmo comprometimento e espírito de colaboração. Trabalhou como office boy, atuou na limpeza pública, caminhão de coleta, garagem municipal e com máquinas carregadeiras. Mais tarde, integrou equipes no Centro Administrativo, passando pelo RH, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Transportes, Gabinete, Turismo, Comunicação e se aposenta pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Carudo relata que, quando mais jovem, enfrentou momentos difíceis relacionados ao consumo de bebida alcoólica. “Dei bastante trabalho, mas hoje encaro tudo isso como um testemunho”, afirma. “Quero ser exemplo para outros servidores e mostrar que não vale a pena beber”, acrescenta.
Reconhecido por ser querido por todos e sem inimizades, Carudo construiu ao longo dos anos uma relação de respeito com colegas, secretários e gestores. “Sempre respeitei todos os secretários com quem trabalhei. Fiz muitos amigos na Prefeitura e na Câmara Municipal. Levo comigo, o carinho e o aprendizado de cada pessoa que cruzou meu caminho”, disse Carudo.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Carudo conta que sua fé foi determinante em uma das maiores viradas de sua vida. Após um período difícil, ele tomou uma decisão marcante: “Há 25 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida, decidi parar de beber. Foi um recomeço. Saí do fundo do poço e conquistei o respeito de todos. Isso é muito gratificante”.
Casado com Silvana de Castilho, Luiz é filho de Elza Barbosa e pai de Guilherme Henrique do Prado, Diego Castilho do Prado, Andressa Aparecida do Prado e Yohana Caroline do Prado. Aos 61 anos, ele se despede da Prefeitura com a sensação de missão cumprida. Pretende agora aproveitar um tempo de descanso em seu rancho, lugar que simboliza tranquilidade e gratidão.
“Agradeço a todos os prefeitos, secretários e colegas com quem trabalhei. A todos que me ajudaram nos piores momentos e acreditaram na minha recuperação. Esse apoio me fez chegar até aqui. A Prefeitura foi minha segunda casa e vai deixar muita saudade”, concluiu. Carudo tem um carinho muito especial pelo atual prefeito Roberto Araujo. “Roberto é humilde, trata a todos de forma igual; entrei pela primeira vez no Gabinete, após seu convite e, isso mexeu muito comigo”, lembra Carudo.
A trajetória de Luiz Antonio do Prado, o “Carudo”, é exemplo de resiliência, fé e dedicação ao serviço público, mostrando que a verdadeira grandeza está em servir com o coração.
- Avaré