Durante entrevista, nesta manhã de quinta-feira (15/04), o prefeito também explicou sobre o “Auxílio Aluguel”, que ajudará microempreendedores individuais
O prefeito de Fartura, Luciano Filé, esteve na Rádio Jovem Pan, com sede em Avaré, nesta manhã de quinta-feira, 15 de Abril. Na oportunidade, concedeu entrevista e foi questionado pelo apresentador Éder Wander e pelo comentarista, Dr. José Antonio Gomes Ignácio Júnior, sobre o Decreto de número 3.964, de 09 de abril de 2021, que instituiu a “Quarentena Racional Emergencial” no município de Fartura. “Posso errar pelo excesso, mas não serei omisso”, afirma o administrador municipal.
MANDADO DE SEGURANÇA
O prefeito explicou que os mercados estão autorizados a fazer as entregas, por meio de “delivery” e começaram a trabalhar desta forma, no decorrer da semana. “Primeiro os pequenos empreendedores e, por último os maiores”, salienta. Também esclareceu que empresários do município ingressaram com mandado de segurança, onde pedem, em caráter liminar à Justiça, autorização para a abertura de supermercados e mercados, no período de suspensão de funcionamento, estabelecido pelo Decreto.
AUXÍLIO ALUGUEL E BARREIRAS SANITÁRIAS
Luciano explicou como funcionará o “Auxílio Aluguel”, enviado para apreciação da Câmara Municipal nesta quinta-feira (15/04). “Os microempreendedores individuais terão ajuda de custo no valor de 50% do aluguel, por três meses”, frisa. O programa é pioneiro e, segundo o prefeito, não existe na região. Ele contou como estão funcionando as barreiras sanitárias, instaladas em pontos estratégicos do município.
CZERO
Filé também citou o Programa “CZero”, que visa mapear moradores com Covid-19, em sua fase ativa e, a partir desses dados, montar estratégias para combater o vírus no município. Filé comentou que o “CZero” é pioneiro e inibirá contaminados de circularem pelas ruas, transmitindo a doença.
VÍRUS DO EGOÍSMO
Durante a entrevista citou, ainda, os 30 voluntários que trabalham nas ruas do município, multando quem estiver sem máscara. Filé salientou que: “o egoísmo e a falta de empatia, reinam. Acredito que o Corona é o vírus do egoísmo, pois a pessoa não se cuida e leva para outras”. O som interativo, com Gerson Almeida, que circula pelas ruas da cidade foi destaque, também como forma de conscientizar os moradores. “Não vamos desistir”, destaca.
FISCALIZAÇÃO NAS CONFECÇÕES
Quando questionado sobre as confecções estarem abertas, Filé citou que: “se estivessem fechadas, estariam me culpando que seriam quase 1.500 profissionais desempregados”. O chefe do Poder Executivo, explicou que a fiscalização está indo duas vezes por dia às confecções e a Prefeitura está firmando parceria para que testes em massa sejam realizados nos funcionários. No entanto, salientou que, pela falta de serviço, as fábricas devem interromper, por um período, suas atividades.
DIFICULDADES NA SANTA CASA
Luciano divulgou que a Santa Casa de Misericórdia enfrenta dificuldades para comprar oxigênio e isso tem causado extrema preocupação ao Executivo. “Os insumos para intubação também estão escassos”, enfatiza. Wander salientou que dentre todos os prefeitos da região, Filé foi o mais corajoso e esclareceu aos moradores da região sobre a real situação no município de Fartura. “Faço um apelo à população da região para que acordem para o grave momento que estamos vivendo, é o pior momento da pandemia, é uma luta de todos”, conclui o prefeito.