O jovem político já tinha sido eleito em 2012 o vereador mais jovem da história da cidade
Após uma campanha árdua, de intenso trabalho e força de vontade, o jovem Luciano Filé (PSDB) foi eleito na tarde do último domingo, 15 de novembro, prefeito da cidade de Fartura.
O político tem apenas 32 anos de idade, sendo um dos prefeitos mais jovens já eleitos na cidade. E sua trajetória na política é bastante farta, embora tão jovem.
Em 2008 foi eleito o vereador mais jovem da história de Fartura, na época com 19 anos de idade. Em 2012 foi reeleito. Em ambas as eleições, figurou entre os parlamentares mais votados da cidade.
Porém, após duas vezes vereador, decidiu que não concorreria mais ao Legislativo e buscou voos maiores, sendo que foi secretário do governo estadual com três governadores diferentes (Geraldo Alckmin, Márcio França e João Doria).
Estava numa posição que qualquer um se acomodaria, mas não ele que sempre teve o sonho de ser prefeito de Fartura. Afastou-se de seu cargo, o qual atuava junto a mais de 30 cidades e começou sua campanha, que após muito esforço foi recompensando sendo eleito com 43,32% dos votos, alcançando 4.145 eleitores. Seu vice-prefeito que assumirá com ele o Executivo em 2021, é o empresário Pedro da Maxi (PDT).
“Que alegria, Fartura! A vitória é nossa! Com muita honra e gratidão, eu, Luciano Filé, e o Sr. Pedro da Maxi, escreveremos uma nova história para o nosso município. Muito obrigado pela confiança de cada farturense que acreditou no nosso projeto. A nossa cidade terá mais! Trabalharemos muito pelo desenvolvimento da pérola do Angra Doce. Somos infinitamente gratos a Deus, às nossas famílias, ao nosso time de vereadores e equipe de apoio. Contem conosco. Obrigado a todos os candidatos que fizeram parte desse processo democrático”, agradeceu Luciano Filé.
Em segundo lugar ficou Célia do Zé (PTB) com 39,56% (3.785), sendo essa a terceira derrota seguida do grupo Vermelho (duas com Célia e uma com Zé da Costa), sendo todas para candidatos do PSDB.
Em terceiro lugar ficou Doriveti Gabriel (Cidadania) com 17,12% (1.638 votos).
CÂMARA
A lista dos vereadores eleitos mais bem votados é a seguinte: Anderson Lima (DEM) com 809; Marquinhos Baiano (DEM) com 566 votos; Filipe Dognani (PDT) com 517 votos; Pitukinha (PTB) com 447 votos; Nathália Geraldo (PSDB) com 419 votos; Henrique Abuchain com 377 votos; Bruno Guazzelli com 365 votos; João Buranello (PSDB) com 349 votos; e Decinho Martins (Cidadania) com 312 votos.
Patt Braga (PDT) foi a nona vereadora mais votada, atingindo 338 votos, e mesmo com mais votos que Decinho, o décimo mais votado, acabou ficando de fora do Legislativo, pois seu partido não atingiu coeficiente eleitoral para colocar dois parlamentares. Ela fica como suplente.
Após uma Legislatura (2017-2020), sem nenhuma representante mulher, agora a Câmara de Fartura conta com a jovem Nathália Geraldo ocupando esse lugar e dando mais representatividade feminina no Legislativo.
Outros candidatos bem votados foram: Isnar do Caminhão (256 votos); Conrado Benatto (243); Luiz Timburi (205); Sarapiá (202); Gilo Pires (190); Junior do Dr. Rui (190); Paulinho Gabriel (180); Professor Paulo do Karatê (175); Ziel (174); e Véio da Confecção (143).