Ela foi a única farturense a receber a honraria pela edição do ano de 2021
A farturense Lavínia Camargo Gabriel, 13 anos de idade, participou na tarde da última segunda-feira (5), de uma cerimônia no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), onde recebeu medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
Ela já tinha conquistado a medalha no ano de 2021, mas não tinha recebido por causa da pandemia. E essa conquista merece ser muito exaltada, pois a jovem foi a única representante da cidade no evento.
Ao todo o evento reuniu 1.089 crianças e adolescentes de todo o país premiados nas duas últimas edições da Obmep, nas edições 16ª e a 17ª (2021 e 2022). Para se ter uma noção, mais de 18 milhões de alunos fazem a prova, porém o ouro é muito disputado, só conseguindo os estudantes com desempenho impecável, que foi o caso de Lavínia. Ela está no 8º ano C, da escola Coronel Marcos Ribeiro (Grupão).
Ela é filha de Nilcileia Bueno de Camargo Gabriel (Léia) e Alessandro Gabriel, casal que acompanhou a filha em Florianópolis.
Talentosa e muito promissora, a jovem faz ainda curso de iniciação científica, sendo remunerada para isso. “Eu sempre gostei da Matemática, de início eu não sabia o quão grande era a Obmep, mas, a partir do momento em que ganhei a medalha e fomos saber do que se tratava mesmo, isso mudou meu olhar sobre a Olimpíada. Com ela, minha paixão pela Matemática também cresceu e tudo que aconteceu na cerimônia foi tão incrível e inesquecível. A Matemática está em tudo à nossa volta, para tudo precisamos dela, aprender tudo que compõe ela é incrível, eu gosto de saber o que ela traz”, destaca Lavínia.
Os pais são Léia e Alessandro são os maiores incentivadores da filha, que os enche de orgulho. “Foi incrível viver esse momento tão especial junto com ela e perceber o quão importante é essa conquista da medalha de ouro da Obmep. Quantas coisas boas surgirão através dessa premiação, entendendo a grandiosidade da Olimpíada, é tudo muito maravilhoso. Nós pais da Lavínia estamos muito orgulhosos. Ela é muito dedicada e sempre seremos seus maiores incentivadores para novas conquistas. Agradecemos todos nossos familiares, amigos, escola e professores, pois foram fundamentais nesse processo”, ressaltam.
Os pais ainda agradecem a Prefeitura de Fartura, que contribuiu com combustível para a viagem até Florianópolis (SC).