O lançamento da biografia “Júlia Mauá Pedry Almeida: Uma Dama na Liderança Comercial” reuniu familiares, amigos e convidados na noite de sexta-feira (7), na sede da Associação Comercial e Industrial de Avaré (Acia). O evento foi marcado por homenagens, emoção e pela celebração da vida e legado de Júlia Mauá Pedry Almeida, a primeira mulher a assumir a presidência de uma Associação Comercial no Brasil.
A obra, escrita pelo renomado escritor, pesquisador e colunista do In Foco, Gesiel Júnior, resgata a trajetória da empreendedora que marcou o comércio e a história de Avaré.
Estiveram presentes no evento Dulcídio Pedry Almeida, filho da biografada, acompanhado de seus filhos Juliana e Daniel. Durante a cerimônia, foi lida uma carta enviada pelo presidente da Acia, Cassio Jamil Ferreira, que não pôde comparecer, mas manifestou profunda admiração por Dona Júlia e reconhecimento à iniciativa da família em eternizar sua história.
Por carta o presidente da Acia Cassio Jamil parabenizou os envolvidos:
“Parabenizo o senhor Dulcídio Pedry Almeida pela iniciativa de prestar homenagem à sua progenitora, Dona Júlia Mauá Pedry Almeida, por sua trajetória inspiradora, marcada pela força, coragem e exemplo de liderança. Foi a única mulher que já ocupou a presidência desta Entidade e muito contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade. Uma justa homenagem, eternizada nas páginas do livro de autoria do escritor Gesiel Júnior.”
Cassio também registrou sua admiração pelo trabalho do escritor e o legado da homenageada:
“Dona Júlia foi uma mulher à frente do seu tempo. Sua presença ativa na Associação Comercial e entre as Damas Avareenses marcou uma época e inspirou gerações de mulheres a acreditarem na força do trabalho e na liderança com propósito.”
Na ocasião, a esposa do presidente da Acia Ângela, prestou uma homenagem especial aos familiares de Dona Júlia, destacando a importância de seu exemplo e liderança. Também estiveram presentes a vereadora Adalgiza Ward, sobrinha de Dulcídio Pedry Almeida, e o diretor da Acia, Marcos Pernambuco, que representou a diretoria da instituição.
Após a sessão de autógrafos conduzida por Gesiel Júnior, os convidados foram recepcionados com um coquetel servido nas dependências da Acia encerrando a noite em clima de emoção, confraternização e reconhecimento.
Nascida em 1910, Júlia Mauá Pedry Almeida mudou-se para Avaré por volta de 1950. Visionária e empreendedora, fundou a tradicional Casa Regina, loja de tecidos que se tornou referência no comércio local. Na década de 1970, fez história ao ser eleita presidente da Associação Comercial e Industrial de Avaré, tornando-se a primeira mulher no país a comandar uma entidade do gênero.
A biografia retrata, em linguagem envolvente e rica em detalhes, uma mulher à frente de seu tempo símbolo de coragem, sensibilidade e liderança. Dona Júlia foi também vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e presença marcante entre as chamadas “Damas Avareenses”, grupo feminino que se destacou pela atuação social e cultural na cidade.
Emocionado, Dulcídio Pedry Almeida agradeceu a presença de todos e destacou o amor da mãe pelo trabalho e pela cidade:
“Minha mãe foi uma mulher apaixonada pelo que fazia. Amava o comércio, a Associação Comercial e tudo o que pudesse contribuir para o crescimento de Avaré. Ver sua história registrada neste livro é uma grande alegria para toda a família. Ela sempre acreditou no poder do trabalho e na importância de servir à comunidade.”
O lançamento de “Uma Dama na Liderança Comercial” reafirmou o reconhecimento de Avaré a uma de suas figuras mais emblemáticas. Entre lembranças e emoções, a noite foi um tributo à força feminina, ao espírito empreendedor e à contribuição de Júlia Mauá Pedry Almeida, cujo exemplo segue inspirando novas gerações a liderar com sensibilidade, coragem e propósito.
- Avaré