Vinicius Chiquieri, natural de Avaré (SP), se mudou para a capital paulista, onde iniciou um curso preparatório particular para vestibulares. Atualmente, ele está matriculado no curso de medicina em uma universidade de São Paulo.
Na sexta-feira (16), o estudante Vinicius Pereira Chiquieri, de 18 anos, natural de Avaré (SP), teve uma surpresa ao conferir os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o jovem alcançou a nota 980 na redação da prova.
“Foi um susto. Eu tinha acabado de acordar, fui ver, abri o site e estava lá a surpresa”, contou o jovem ao g1. Para se dedicar ao exame, Vinicius se mudou para a capital paulista, onde passou a frequentar um curso preparatório particular voltado a estudantes que buscam ingressar em faculdades de medicina.
À reportagem, Vinicius relatou que não esperava alcançar essa nota, já que fazia treinos de redação apenas uma vez por semana. Segundo ele, o foco maior estava em outras áreas do exame, como Ciências da Natureza e Matemática.
O jovem citou que gostou do tema da redação do Enem 2025, que foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Ele relatou ter tido facilidade na produção do texto, já que o assunto havia sido debatido em sala de aula e também apareceu em outros vestibulares. Um dos repertórios utilizados foi baseado em conteúdos da Geografia.
“Na hora que eu vi, depois de três horas, fiquei muito feliz. Muito orgulho, só eu sei o quanto estava complicado, muita pressão. É gratificante os frutos da dedicação”, disse Vinicius.
Para alcançar o resultado, o jovem chegou a estudar mais de dez horas por dia. No último ano, ele decidiu se dedicar integralmente aos estudos, abrindo mão do convívio com amigos e mudando de cidade para conseguir manter o foco no exame.
Ainda na escola, Vinicius praticava a escrita e participava de três aulas semanais dedicadas à redação no formato do Enem e de outros vestibulares. A escolha pelo curso de medicina foi feita ao final do ensino médio.
Atualmente, Chiquieri está matriculado no curso de medicina em uma universidade particular de São Paulo (SP). Após a divulgação da nota do Enem, ele tenta uma vaga na mesma graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e aguarda a liberação do espelho da redação para conferir a avaliação dos corretores.
Por Pâmela Beker*, g1 Itapetininga e Região