Transplante foi realizado após longa batalha judicial contra governo federal, que arcou com todas as despesas
O jovem avareense Vinícius Thimoteo, de 13 anos de idade e que vive no hospital desde os seus quatro anos, se recupera de uma cirurgia que não seria possível ser realizada aqui no Brasil.
Ele nasceu com a síndrome do intestino ultracurto, e passou recentemente por transplante em Miami (Estados Unidos) com todas as despesas pagas pelo governo federal.
A conquista só foi possível após longa batalha judicial enfrentada por advogados especialistas em direito à saúde, onde foi conseguida uma liminar decidindo que a união deveria arcar com a viagem e a cirurgia, cujos valores ultrapassam R$ 1 milhão de dólares.
“Ele tem muita vontade de viver”, comemora a mãe, Elisangela de Paula Thimoteo, 47, que sonha em retornar com o filho à cidade natal de Avaré. “Ele nunca pôde frequentar a escola, mas aprendeu a ler no hospital”, conta. Antes de ser transferido para os EUA, Vinícius já havia passado oito anos longe de casa, internado na capital paulista. “Assim que puder, quero levá-lo a um parque de diversões”, diz a mãe.