Vereador pelo segundo mandato em Fartura, João Buranello (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal durante eleição na última sessão ordinária do ano, ocorrida na segunda-feira (12). Além de Buranello, farão parte da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 o vereador Fernando Pitukinha (PTB) como vice-presidente e Nathália Geraldo (PSDB) como 1ª secretária.
Já o cargo de 2º secretário ficou vago pelo fato dos vereadores Anderson Lima (PATRIOTAS), Marquinho Baiano (PP) e Bruno Guazzelli (PSD) terem sido eleitos para tal função e renunciarem. Durante o impasse, o presidente Pitukinha nomeou o assessor jurídico Fernando Torresi como 2º secretário. Em nota, a Casa de Leis informou que o cargo de 2° Secretario continuará vago e, em caso de necessidade, será preenchido por designação 'ad hoc'.
Vale destacar que Décio Martins (CIDADANIA) não pôde concorrer à reeleição, pois ele desempenhou tal função neste biênio (2021/2022) e os edis Henrique Abuchain (PSDB) e Filipe Dognani (PDT) não podem assumir o cargo por trabalharem como advogados e, pelo Regimento Interno da Câmara estão impedidos.
“Foi uma noite muito especial para mim, onde tive a honra de ser eleito presidente da Câmara Municipal de Fartura. Agradeço aos amigos vereadores Filipe Dognani, Henrique Abuchain, Fernando Pitukinha e Nathália Geraldo, que confiaram em mim depositando o voto de confiança, de um modo especial a vereadora Nathália que, mesmo com potencial para concorrer ao cargo, esteve junto com o grupo apoiando me na presidência”, destacou Buranello.
Ele ainda estende agradecimentos a todos que estiveram com ele nesse período de conversas e de ajuda nessa decisão. “Com certeza o meu trabalho será sempre em busca de uma Fartura cada vez melhor para nossa população. Faremos um trabalho sempre voltado a lealdade e transparência, contando com o apoio dos demais vereadores, em especial Henrique e Filipe, e aos funcionários da casa contarei sempre com o apoio para que a nossa Câmara seja referência na região. Obrigado a todos e que Deus nos ilumine sempre”, concluiu.
O prefeito Luciano Filé (PSDB) utilizou suas redes sociais para parabenizar Buranello pela conquista da presidência da Câmara Municipal de Fartura.
“João Buranello, durante dois anos ouviu: “O senhor não sabe ler. O senhor é um analfabeto! O senhor é um burro”. Além de aguentar a falta de respeito e educação, você ouviu quieto, meu amigo. Calado e horando a educação recebida com muito esforço por sua mãe, Dona Lourdes. E seguiu. Firme. De cabeça erguida. Sempre agindo como um homem de valor (e não um moleque). Hoje este mesmo homem, taxado de "burro", foi eleito presidente da Câmara Municipal de Fartura! Sim, o João Trabalhador! João do Bela Vista! O João do Povo! Além de vereador hoje é presidente da casa de leis farturense”, publicou Filé.
João Buranello agradeceu o prefeito pelas palavras durante entrevista ao Jornal Nova Voz e deixou claro que pretende seguir “à risca” o Regimento Interno da Casa de Leis e quer trocar informações com outras câmaras municipais parta desenvolver o seu trabalho como presidente.
- Fartura