Sustentabilidade e responsabilidade ambiental sempre foram prioridades no município de Itaporanga, prova disso é o recém-inaugurado Jardim de Mel, na Praça João Abdallah que, além de todo charme, foi criado um espaço que há tempos estava inerte na praça.
Vale destacar quer o Jardim de Mel traz um novo conceito a população e visibilidade sobre a preservação das espécies nativas das Abelhas (Jataí) responsáveis pela polinização das flores e alimentos essenciais a cadeia alimentar.
No sentido de contribuir com a preservação e perpetuação desses importantes polinizadores nativos, a Prefeitura de Itaporanga implantou o projeto Jardim de Mel, que é bastante conhecido entre os municípios que desenvolvem ações ambientais e compactuam com a Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas), em aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O projeto tem um importante viés de Educação Ambiental, pois permitirá aos alunos itaporanguenses e toda comunidade conhecerem de perto o trabalho e dinâmica das abelhas. Poderão trabalhar o tema ecologia e o meio ambiente como matéria transversal, em um espaço próprio para aulas ao ar livre, assim atraindo ainda mais a atenção e o aprendizado das crianças, conservação da biodiversidade do município e contribuição na manutenção do equilíbrio ecológico.
O “Jardim de Mel” foi fortemente abraçado e incentivado pelo professor e Meliponicultor Edson Tadeu de Almeida, cidadão amante da natureza, do Município e da meliponicultura. O professor é um importante parceiro e voluntário do projeto, no sentido de orientação, difusão de cuidados e práticas com as abelhas.
A execução e implantação do Projeto contou com a participação ativa de várias secretarias municipais, sendo elas: Turismo e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Saúde e envolvimento das secretarias de Esporte, Engenharia e Serviços Gerais, além dos empresários parceiros que também abraçaram o projeto.
- Itaporanga
- Geral