O Município de Itaporanga SP, definiu a volta às aulas e atividades de maneira híbrida, devido ao contexto de Pandemia Covid-19, nas instituições da Rede Pública e Privada, para o ano letivo de 2021, sendo que na Rede Municipal, as aulas foram retomadas no dia 08 de fevereiro, de maneira remota e somente a partir do dia 22, o revezamento presencial entre os alunos, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid-19, conforme Resolução Seduc ( Secretaria Estadual da Educação) nº 11 de 26/01/2021 e Decretos Municipais nº 3.335 de 11/02/2.021 e nº 3.337/2021 que foram elaborados em conjunto com a AMVAPA ( Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema), marcam o retorno.
Acompanhada da inclusão, também foram definidas capacidades máximas para a ocupação das escolas em cada fase do Plano SP. Nas fases laranja e vermelha, são de 35% da ocupação de sala, 70% na amarela e a ocupação de 100% só será permitida na fase verde.
O atendimento aos educandos presenciais será em forma de revezamento. Em uma semana um grupo irá até a escola e um grupo de estudantes ficará em casa com o complemento da carga horária por meio de atividades remotas ou impressas. Na semana seguinte, os grupos revezam, observados seu limite máximo de estudantes, o distanciamento social, com aferição da temperatura na entrada, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e as demais ações conforme o protocolo.
Os alunos pertencentes ao grupo de risco para o covid-19, que apresentem atestado médico poderão participar das atividades não presenciais e funcionários que se enquadrem no grupo de risco, seráo tomadas as providencias necessárias e encaminhados ao setor responsável, caso necessário se mantenham em trabalho Home Office.
No período em que se encontra nas fases vermelha e laranja, os alunos não são obrigados a retornar para as aulas presenciais, no entanto, os pais ou responsáveis terão que fazer a retirada e entrega de materiais semanalmente, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental. “Todos deverão assinar termos de responsabilidade cientes dos protocolos e cuidados a serem tomados.”