Acontece tradicionalmente no dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil), a maior romaria e manifestação de fé e devoção em honra à santa, na cidade de Itaporanga.
O dia amanheceu chuvoso, lavando a alma e o caminho por onde passava a romaria e os peregrinos. Guarda-chuvas, capas, descansos, levando flores, muitas foram as formas e maneiras que centenas de peregrinos encontraram para participar desta tradicional peregrinação de fé e devoção.
A romaria iniciou-se na frente da Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz, ás 6 horas da manhã, e teve como destino a Capela de Nossa Senhora Aparecida, (Réplica da Basílica de Aparecida), no Bairro dos Silvas, onde a comunidade local carinhosamente recebe os fiéis com muita alegria para juntos participarem da celebração da Santa Missa. O bairro abriga umas das principais capelas rurais de Itaporanga, que já possui fluxo de visitação espontânea durante todo ano.
A caminhada tem aproximadamente 7 km, onde os peregrinos seguem em oração, contemplação e gratidão a Padroeira do Brasil.
Ao longo do caminho foram oferecidas estruturas como ponto de apoio com banheiros, ponto de hidratação e até um delicioso lanchinho foi oferecido aos participantes, tudo de forma gratuita através de doações da comunidade e trabalho voluntario de dezenas de devotos.
Durante todo o dia, aconteceu simultaneamente celebrações e festividades em comemoração ao dia da Padroeira em outros bairros rurais como é de tradição dos bairros São Francisco, Bairro Rio Verde e Cruzeirinho.
O município é vocacionado ao “Turismo Religioso” e manifestações de fé, e recebe centenas de fiéis e devotos, peregrinos e grupos para conhecerem toda religiosidade e história de Itaporanga nesta data.
- Itaporanga
- Região