Antigo Jovens Talentos, prevê que além de estudantes do ensino médio, técnico e EJA, os alunos do ensino superior também possam acessar as trilhas de conhecimentos
A Prefeitura Municipal de Fartura atualizou as informações sobre o Programa “Novos Talentos”, antigo Jovens Talentos, que atenderá aos estagiários de nível médio, a partir de 16 anos. Trata-se de um Programa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que por meio de convênio entre a Prefeitura e o órgão, está sendo implantado no município. Segundo o Setor de Recursos Humanos, o Edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Município.
O “Novos Talentos” é destinado também para estudantes do ensino técnico, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e superior, acima de 16 anos, sem idade máxima. Diferente do antigo Jovem Talento, os estudantes do ensino superior também poderão acessar as trilhas de conhecimentos, porém não haverá prejuízo aos grupos do ensino médio.
Cada estagiário permanecerá quatro horas por dia no órgão público. Durante três horas irá estagiar e uma hora por dia, será reservada para que estude. São trilhas de estudo oferecidas pelo sistema EAD do CIEE. As trilhas ficarão disponíveis para os estudantes selecionados, totalizando 35 cursos com certificados e, cada aluno pode escolher mais de uma opção para estudar.
São seis trilhas de conhecimentos, sendo a 1 sobre a Preparação para o mundo do trabalho; 2: Lidando com as ferramentas de informática; 3: Orientação e informação profissional: Soft Skills; 4: A comunicação e a matemática: Hard Skills; 5: CIEE Sebrae – Empreendedorismo e 6 sobre: Economia 4.0.
O Programa, que foi lançado oficialmente durante uma transmissão ao vivo, no dia 7 de abril, pelo prefeito Luciano Filé; vice-prefeito Pedro Langeli e encarregada de RH, Graziela Watanabe, prevê que cada estagiário receba uma Bolsa Auxilio, no valor de R$ 708,06 mensalmente, pagos pela Prefeitura. “Nossa ideia é que os jovens se capacitem para o mercado de trabalho e tornem-se adultos de sucesso”, destaca o prefeito Luciano Filé.
Para participar, os interessados devem se inscrever, de forma gratuita, e fazer a avaliação com questões de português, matemática e conhecimentos gerais. “São provas preparadas pelo CIEE para a fase atual do estudante”, esclarece Graziela. O prefeito Luciano Filé lembrou que as avaliações são organizadas, aplicadas e corrigidas pelo CIEE. Na próxima semana, a Prefeitura divulgará mais detalhes sobre o Edital.