A direção do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças de Itaporanga (HMNSG), liberou na sexta-feira (19/02) o apartamento 27 da Unidade de Internação. A instalação foi a primeira totalmente reformada e revitalizada através do “Obra Solidária-Adote Uma Reforma”. O projeto foi lançado no início de 2019 e concluído em março de 2020; no entanto, devido a pandemia da covid-19, foi inaugurado somente este ano.
O apartamento foi reformado com recursos doados pelo empresário Daniel Soares de Oliveira – proprietário do Verdan Shopping. O investimento foi de R$ 36.693,35 mil. No valor discriminado constam além das obras, a compra de TV, frigobar, ar-condicionado e móveis hospitalares; dentre eles, uma cama hospitalar de geração tecnológica recente, considerada uma importante inovação de conforto aos pacientes.
Daniel, que sempre contribuiu com a entidade, já fez parte do quadro de sócios e da direção do hospital. Partiu dele a iniciativa para a reforma de um dos quartos. A partir da ação, é possível estabelecer um parâmetro do valor total do investimento, inaugurando a Campanha e a possibilidade de atrair outros empresários do município de Itaporanga e da região. “Neste momento o meu foco é a Santa Casa de Itaporanga porque se trata de uma referência para a região. Tudo vem para cá, então a gente precisa melhorá-la. O Estado faz a parte dele e a gente tem que fazer a nossa também”, afirma Daniel.
Daniel define a ação como: “envolvimento social por aqueles que têm mais recursos”. Pelas regras do “Adote uma obra”, o doador de recursos terá uma placa em sua homenagem fixada na área revitalizada. O apartamento reformado pela doação do empresário, terá uma placa em homenagem ao seu comércio, o Verdan Shopping.
O QUE FOI FEITO NO APARTAMENTO 27
O projeto é assinado pela arquiteta Milena Valente, especialista em arquitetura hospitalar.
A reforma foi total: instalação de tubulação para rede de gases (ar, vácuo e oxigênio); colocação de régua para gases e climatização; substituição da rede elétrica para sistema compatível à equipamentos hospitalares e refrigeração de ar; substituição das esquadrias das janelas que eram de ferro por de alumínio; troca de piso e colocação de revestimentos nas paredes.
Os banheiros foram totalmente demolidos para substituição da antiga rede hidráulica (de canos de ferro para tubulação em pvc); instalação de piso antiderrapante, revestimento nas paredes e assentamento de louças sanitárias e boxes de banho adaptados às normas de acessibilidade.
A campanha “Reforma Solidária – Adote uma Reforma” é uma ação em apoio ao HMNSG; o Hospital atualmente enfrenta falta de recursos para investimentos. Os apartamentos da instituição têm ao menos 50 anos de existência e suas funcionalidades já não são compatíveis com as novas dinâmicas dos fluxos hospitalares bem como das normas e protocolos das instituições que regem as atividades hospitalares.
O objetivo principal do “Adote Uma Reforma”, contudo, é oferecer aos pacientes do SUS e de outros convênios, um ambiente hospitalar mais confortável e com boa mobilidade, fatores que reforçam a política de humanização da assistência praticada pelo HMNSG.
OUTRAS REFORMAS
Desde meados de 2009, quando a atual administração resolveu problemas administrativos e financeiros da entidade - como pagamento de dívidas públicas, trabalhistas, e a fornecedores - o hospital deu início às reformas das alas de maior complexidade, tendo iniciado pela reforma e substituição total dos telhados. Em seguida, aumentou e reformou a área do Pronto Socorro (PS), de acordo com as normas sanitárias vigentes. Depois, deu início a construção do espaço destinado ao Raio X e Ortopedia, inclusive adquirindo um aparelho de Raio X Digital, com o apoio da Comunidade.
Recentemente, concluiu a reforma do Centro Obstétrico e Central de Esterilização de Material. Atualmente as reformas estão concentradas no Centro Cirúrgico. Na sequência, há projetos para a Reforma da Maternidade e do Serviço de Nutrição e Dietética – SND.
O Hospital de Itaporanga é o único do município e é referência do convênio governamental para baixa e média complexidades para o município de Barão de Antonina e Itaporanga. Na maioria dos serviços realizados, o percentual de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde ultrapassa os 60% pactuados com o Ministério da Saúde.