Tradicionalmente há mais de 20 anos, aconteceu dia 27 de novembro, a tradicional Missa em Honra a Nossa Senhora das Graças, uma tradição que comove muitas pessoas na cidade de Itaporanga.
A devoção e graças alcançadas na Gruta, atrai féis e devotos vindo de vários lugares, cidades, regiões e Estados que se deslocam para visitar o local e participar das celebrações em honra a Santa.
Um verdadeiro mar de gente toma as dependências da Gruta. É um dia dedicado à fé e devoção de milhares de devotos.
Durante todo o dia, acontece a chegada de romeiros e devotos que a pé, bicicleta, de carro ou de ônibus percorrem cerca de cinco quilômetros até a divisa de estado, no Bairro Mosteirinho, na beira do Rio Itararé, onde está localizada a Gruta, localidade que celebrada a missa, que neste ano completou seu 22º aniversário.
A Gruta de Nossa Senhora das Graças conta com uma grande estrutura para receber os fiéis e devotos que vem de toda região e estados vizinhos, existe no local também a “Sala de Milagres”, repleta de fotos, exames médicos, próteses e objetos deixados por pessoas que alcançaram graças de cura pela medicina, junto com a fé e a intercessão da Santa.
A visitação e manifestação de Fé é muito presente através dos peregrinos vindos das mais diferentes maneiras. E vem aumentando frequentemente, tornando a Gruta um local de acolhimento e passagem das rotas do Turismo Religioso do município.
Variados encontros e eventos acontecem no local, e sempre no último sábado de cada mês, às 15 horas acontece a celebração da missa.
Além da Gruta, o local conta um lindo bosque com as passagens da Via Sacra, velário, sala dos milagres, galpão para missas e acolhimentos, banheiros, amplo estacionamento, lanchonete e ainda está em fase de melhoramento, em breve novos espaços estarão disponíveis para melhor acolher os visitantes e devotos.
Localizada na divisa dos estados de São Paulo e Paraná, no Bairro Mosteirinho, a Gruta é cuidada pela tradicional família da senhora Margarida Fernandes, e sempre que pode gosta de estar presente e dar testemunho das graças e devoções vivenciadas no local.
O local é aberto para visitação diariamente e de forma gratuita. O contato com a natureza, a paz, o som dos passarinhos e encontro consigo mesmo, atrai a cada dia mais pessoas a vivenciarem essa experiência. A sensação de estar ali é indescritível.
- Itaporanga
- Geral