Na manhã desta terça-feira (23), o grupo de combate ao tabagismo de Sarutaiá chegou ao seu último encontro. A ação, que começou no dia 5 de agosto, foi finalizada com quatro integrantes, sendo que todos pararam de fumar no período.
O grupo de apoio reuniu profissionais de diferentes áreas da Saúde, todos com um objetivo em comum: oferecer acolhimento, orientação e apoio contínuo para quem deseja parar com o vício.
Com encontros semanais, o grupo contou com a participação de uma equipe multidisciplinar e acolhedora, composta pela psicóloga Lisiane, pela enfermeira Mariane, pelo farmacêutico Jhonatan, pela médica Drª Fernanda e pela fisioterapeuta Isabela, além da coordenadora da UBS Camila e da auxiliar de enfermagem Amabyli.
A união dos profissionais permitiu uma abordagem mais completa, olhando para os diversos aspectos que envolvem o vício em nicotina; sejam eles físicos, emocionais, psicológicos ou sociais.
Transformação - A experiência foi descrita como transformadora pelos participantes. Um deles compartilhou o seguinte relato: “Foi uma maravilha. Os encontros ajudam demais para quem quer parar.”
“Consegui controlar a vontade de fumar, meu sono melhorou e a ansiedade diminuiu. Minha vida social também melhorou. Tenho vontade de continuar participando do grupo”, afirmou outra participante, em relato divulgado pelos organizadores.
A força do coletivo também foi ressaltada. Segundo os integrantes, cada um se ajuda e, com o acolhimento da equipe, o controle do vício fica mais fácil. “Já tinha feito diversas tentativas de parar de fumar, mas não conseguia. A partir do grupo, finalmente consegui”, testemunhou outro membro do grupo.
Todos os indivíduos que completaram o período demonstraram gratidão à equipe e também pelo apoio recebido, destacando a importância do acompanhamento e da escuta qualificada. Além disso, recomendaram a iniciativa a outras pessoas que também querem largar o cigarro e transformar suas vidas.
“Se você quer parar de fumar, e não sabe por onde começar, entre em contato com o Departamento de Saúde e se informe sobre o grupo de tabagismo”, divulgou a pasta em Sarutaiá.
- Sarutaiá