O grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (S.C.F.V) do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Taguaí formado por adolescentes de 12 a 17 anos, recebeu o ciclo de palestras sobre “Gravidez na Adolescência”.
As palestras foram ministradas pela coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Giovana Cadamuro Rocha de Andrade juntamente a profissional IEC, Claudinéia Cirino Freire
A orientadora pedagógica Derenice A. de Barros O. Meneghel responsável pelas atividades educativas do grupo acompanhou as discussões.
A adolescência é um período da descoberta de si mesmo, mudanças no comportamento, psicológica e no corpo fazem parte dessa fase que antecede a idade adulta. Trabalhar com educação em saúde para esse público é fundamental para prevenção e promoção da saúde.
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós-parto, entre outros”, disse a palestrante Giovana.
Diversos fatores contribuem para a gravidez na adolescência, tendo como principal motivo a desinformação sobre a sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, assim como as questões emocionais, psicossociais e o contexto em que este adolescente está envolvido.
Por isso é necessário ampliar o diálogo nas escolas, espaços de convivência e na família, a informação adequada fortalece o adolescente em suas decisões.
- Taguaí
- Região