O encontro serviu para discutir os impactos que a pandemia tem causado no ensino nos municípios
Na manhã de quarta-feira, 23 de junho, estiveram reunidos os gestores municipais de Educação do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) para discutir questões pertinentes ao setor e traçar os próximos passos regionais.
A reunião foi realizada na sede da Amvapa, que fica na cidade de Piraju e estiveram presentes representantes de 12 municípios do Consórcio (Fartura, Itaporanga, Avaré, Piraju, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Manduri, Tejupá, Paranapanema, Coronel Macedo e Cerqueira César).
Na ocasião os gestores pontuaram questões pertinentes a pandemia e os impactos que a mesma tem causado na Educação. Houve também a discussão sobre as lacunas de aprendizagem que os alunos estão adquirindo mesmo diante do esforço que os professores estão demonstrando.
Segundo os gestores, é visível que a Educação está sendo afetada negativamente e por essa razão existe a necessidade de pensar estratégias para um breve retorno presencial.
Para as próximas semanas ficou acertado um estudo minucioso junto ao comitê dos prefeitos para a elaboração de um retorno presencial de alunos e professores, de forma a atender a regional da Amvapa de maneira bastante consciente.
Outra questão levantada pelo grupo foi a agenda de trabalho da Câmara Técnica de Educação (Amvapa Educa), com a oportunidade de formação a distância para os gestores em parceria com a Oficina Municipal e o Itaú Social, objetivando abordar temas de extrema relevância nas políticas públicas educacionais.
“Diante das inúmera normativas e mudanças que estão ocorrendo no cenário educacional, é mais do que prudente buscarmos orientações e apoio de especialistas. Estamos a frente de uma pasta e saber conduzi-la com responsabilidade requer a busca constante de formação e informação”, discursou Elenilda Barrado, coordenadora da Câmara Técnica de Educação e secretária de Educação de Sarutaiá.
Por fim, a reunião se encerrou com a composição de um Comitê de Trabalho composto por cinco dirigentes, que estará organizando dados regionais previamente levantado por seus diretores e que será transformado num Plano Estratégico Regional.
O trabalho da Câmara Técnica de Educação tem sido árduo e fundamental nesse período pandêmico.