Entre agosto e novembro de 2025, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o projeto “Diálogos para a Prática Educativa”, uma iniciativa voltada aos profissionais da rede municipal que buscou promover reflexões críticas sobre o fazer pedagógico, as relações no ambiente escolar e a importância do acolhimento e da escuta qualificada no cotidiano das unidades.
Os encontros, realizados mensalmente nos dias 20 de agosto, 24 de setembro, 23 de outubro e 26 de novembro, foram conduzidos pela equipe psicossocial da Educação - composta pela assistente social Ana Letícia Silva Gabriel e a psicóloga Suzana Maria Custódio de Oliveira - responsáveis pela mediação de debates, atividades reflexivas, dinâmicas e momentos de estudo. A programação abordou temas essenciais para o contexto escolar contemporâneo: saúde mental, cultura da paz, diversidade e inclusão e relações entre família e escola.
A equipe gestora do CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado, composta por Bárbara Donati Soldera Bérgamo e Karine Zumas Miranda Campos também ministraram do terceiro encontro do projeto, que teve como tema a inclusão e diversidade na escola, contribuindo significativamente para o aprofundamento das discussões, reforçando que a inclusão envolve participação ativa, respeito às diferenças e práticas pedagógicas realmente acessíveis.
Os quatro encontros realizados, além de pautados em legislações educacionais vigentes, incentivaram práticas pedagógicas mais humanizadas e sensíveis às demandas da comunidade escolar. Ao final de cada etapa, os profissionais receberam certificados de participação e puderam avaliar as atividades por meio de formulários on-line disponibilizados pela equipe.
A análise das avaliações demonstra que o projeto atingiu plenamente seu objetivo: ampliar o olhar dos profissionais da educação sobre os desafios cotidianos das escolas, fortalecer práticas coletivas e incentivar intervenções mais alinhadas às necessidades atuais da rede municipal. Os participantes destacaram a relevância dos temas debatidos, a qualidade das mediações e a oportunidade de vivenciar espaços de troca e aprendizagem.
Com expressivo engajamento e participação ativa, o “Diálogos para a Prática Educativa” consolidou-se como uma importante ação de formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso da gestão pública com a construção de ambientes escolares mais acolhedores, colaborativos e preparados para responder às exigências da educação contemporânea.
- Taguaí