Prefeito destacou também as ações que estão sendo realizadas no município, citou conquistas, respondeu questionamentos dos moradores e falou de planos para alguns setores. “O que eu sei fazer é trabalhar, é correr atrás”, assinala Filé
O prefeito de Fartura, Luciano Filé, concedeu entrevista ao Jornal Nova Voz, na quarta-feira, 15 de junho e divulgou ao jornalista Henrique Outeiro, a conquista de mais R$ 1,5 milhão para o município. O recurso será investido na construção de uma nova ponte sobre o Ribeirão Fartura, no início da Vicinal Caieiras/Areias e, foi liberado por intermédio do deputado federal, Samuel Moreira, junto ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Filé cita ainda que a obra foi solicitada pelos vereadores João Buranelo e Henrique Abuchain.
A ideia de Filé, é substituir a pequena ponte existente, por outra com largura e comprimento maiores, que permitam a passagem de dois veículos ao mesmo tempo, o que desafogará o trânsito no horário de pico e resolverá, inclusive, o problema com as enchentes no local. Os principais beneficiados serão os moradores do Bela Vista, Jardim da Serra e Marli Meneguel. A ponte também faz elo com algumas importantes propriedades da zona rural do município, além de levar a rotas turísticas que cortam toda a região, com acesso à Represa Chavantes. “O recurso já está garantido para Fartura e a empresa que desenvolverá o projeto já foi contratada”, explica.
Prefeito Empreendedor - Filé falou também sobre a importância de levar o nome de Fartura ao prêmio Prefeito Empreendedor. “O município ficou entre as 70 cidades de todo o Estado, em todas as categorias do prêmio, isso nos fortalece e dá ainda mais vontade de desenvolver outros projetos, já que nossa meta é resgatar o orgulho do povo farturense”, destaca.
Invest Tur - O líder municipal também explicou sobre o Programa Fartura Invest Tur, que desde a quarta-feira, 15 de junho, disponibiliza formulários no site do www.turismo.fartura.sp.gov.br para que os interessados nas linhas de crédito, possam preencher. “Por meio de parceria com a Garantinorte, atenderemos pessoas que têm o sonho de melhorar a estrutura de seu empreendimento ou dar início a construção de um projeto turístico em Fartura”, esclarece. O prefeito lembrou que o Programa, que é pioneiro, atenderá a todos os interessados em investir no município. “Podem participar todos os empreendedores que comprovem capacidade de conseguir pagar, que tenham projetos viáveis para o Turismo farturense e irão gerar emprego e renda”, divulga. Filé lembrou que empreendimentos de relevância estão sendo inaugurados em Fartura, como o Mirante Mazeto, e o das Irmãs da Divina Vontade, que está em obras e em breve, deve ser entregue à população para visitação.
Vicinal Mário Covas - Luciano respondeu a moradores sobre a recuperação da Vicinal Mário Covas, totalizando 18 Km de ligação a bairros importantes do município, como Taquara Branca. Filé informou que um engenheiro avaliará a situação da Vicinal nos próximos dias. Segundo o administrador, está intransitável. “Porém não foi esquecida, estamos resolvendo”, afirma. Para Filé, é importante investir recursos públicos nesta obra.
Balsas - Outro questionamento feito ao prefeito, ao vivo, foi sobre o retorno das atividades das Balsas, que interliga Fartura aos municípios de Itaporanga e Barão de Antonina. O prefeito informou que o município arcava com despesas altas e, que necessita de apoio dos dois administradores vizinhos, para ajudar custear as viagens sob a Represa Chavantes. “Peço paciência aos que necessitam do transporte, na próxima semana estarei com os prefeitos e divulgarei”, salienta.
Saúde - Sobre os exames atrasados, informou aos moradores, que a Prefeitura está em processo de finalização do Chamamento Público, para credenciar os três laboratórios do município e a Santa Casa de Misericórdia, visando atender com mais rapidez a demanda. O chefe do Poder Executivo esclareceu que após a regulamentação, será resolvido mais este problema, que é antigo no município e alvo de muitas reclamações há anos. “Devemos programar um mutirão com todos os laboratórios”, divulga. O prefeito lembrou ainda que Fartura investe muito em Saúde e já ultrapassou o dobro do exigido pela Lei. “Que a população tenha certeza que haverá mudança na Saúde e para melhor”, frisa.
Outro tema envolvendo a área foi quanto a necessidade de centralizar o atendimento da Farmácia Municipal. Segundo ele, o processo de mudança de local para melhorar o atendimento à população já teve início. Lembrou ainda sobre o Programa “Remédio em Casa”, que leva medicação na porta de casa de 100% da dos moradores. “A ideia é adquirir mais uma moto para atender a zona rural”, entrega Filé. “Na região não há esta modalidade de atendimento”, continua.
Educação - Na área da Educação, respondeu a um morador que pediu mais vagas no Projeto Espaço Amigo, que atende crianças no período de contraturno escolar. O prefeito explicou que o objetivo é a expansão de salas da Escola Professor Miguel de Góes de Vieira para que atenda alunos em tempo integral. “O projeto está sendo finalizado pela Engenharia para licitar e, assim, implantar o ensino de forma integral no município, com isso o Espaço Amigo oferecerá mais vagas”, explica. “Temos uma educação de referência e excelência”, lembra o prefeito.
Também informou que a quarta-feira, 15 de junho, seria histórica para o município, já que aconteceria a licitação para construção da escola estadual, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Fartura.
Obras - Filé falou que as obras da Praça 9 de Julho, não estão paralisadas e que acompanha todas as etapas. Informou que o Plano de Pavimentação Municipal está acontecendo conforme o planejado. Explicou que seguem a pleno vapor na Rua Santa Bernadete e que a empresa pediu que a Prefeitura construísse um muro de arrimo. “Jonas construiu no final de semana e, assim que terminar essa via, a empresa volta para concluir a Rua 7 de setembro”, enfatiza.
Em breve, terá início a Fase II do Plano de Pavimentação Municipal. “Agradeço aqui a vereadora Nathalia Geraldo, que conquistou recursos para esta obra junto à deputada estadual, Damaris Moura”, destaca.
Sobre a Praça do Conjunto Habitacional Professora Marli Meneguel, explicou que será construída uma pista de caminhada e devido à demora na chegada do material acabou paralisada por alguns dias. “No entanto, já chegaram e será retomada na próxima semana”, assinala.
Quanto a reforma e revitalização da pista de skate, Filé disse que foi necessário fazer um aditivo no processo de contratação. “Já passou por autorização da Câmara e está tramitando na Prefeitura, já em fase final e deve ser retomada brevemente”, cita.
O prefeito lamentou que duas licitações para regularizar a construção da Casa da Juventude, acabaram desertas e informou ainda, que as ruas de Fartura devem receber cerca de R$ 1,5 milhão de investimento em recapeamento.
Lembrou que após licitação da Prefeitura, para contratar empresa responsável pela limpeza pública, as entrevistas com os trabalhadores foram realizadas na quarta-feira, 15 de junho, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
O prefeito informou que na terça-feira, 14 de junho, foram licitadas duas retroescavadeiras; uma com recursos conquistados pelo vereador Fernando Pitukinha junto ao deputado estadual Edson Giriboni e, a outra fruto do trabalho dos legisladores João Buranello e Henrique Abuchain com o deputado federal Samuel Moreira. Ainda recordou que este mês acontece o “Governo na Área”, em Itapeva, e está previsto que Fartura seja contempladas com outros veículos para aporte à frota municipal.
Ressaltou ainda o trabalho de Juliano Damásio, que já conquistou recursos para academia adaptada e calçada do Parque das Flores. Também falou sobre a regulamentação dos terrenos da Vila Pires, que deve acontecer em breve. Lembrou ainda que moradores de outros bairros, que sofriam as mesmas situações há muitos anos, já irão receber a escritura das propriedades nos próximos meses.
Filé agradeceu a parceria dos deputados Samuel Moreira (federal) e Ricardo Madalena (estadual) e do governador Rodrigo Garcia, por estarem ajudando a população de Fartura. Para finalizar destacou: “o que eu sei fazer é trabalhar, é correr atrás”.
- Fartura
- Geral